Pais e responsáveis de crianças com seis meses até menores de três anos de idade já podem realizar o cadastramento no aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ para receber a vacina Pfizer pediátrica baby.
Neste primeiro momento serão imunizadas as crianças com comorbidades a partir de segunda-feira (21). A doença deverá ser especificada no ato do cadastro e no dia da vacinação será necessário comprovar a condição de risco por meio de receitas, exames, relatório médico e prescrição médica.
De acordo com regramento do Ministério da Saúde, são contempladas as seguintes comorbidades ou condição de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática.
As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também realizarão visitas domiciliares para busca ativa deste público inicial.
A princípio, o Ministério da Saúde disponibilizou 200 doses para crianças com comorbidades. Para que não haja desperdício de frascos, a Secretaria de Saúde concentrará a vacinação em três pontos: UBS José Maurício Borges – Perequê-Mirim, Sumaré e Massaguaçu.
O esquema previsto é de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.
Segundo a Secretaria de Saúde, o número de crianças cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde desta faixa etária é de 2.382.