A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, encerrou nesta sexta-feira (4/11) a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Brucelose Bovina.
Ao todo, 40 animais foram vacinados nesta segunda etapa. A Prefeitura reforça que a vacinação contra brucelose é gratuita e ocorre duas vezes ao ano, aplicada em dose única para bezerras com idade entre três e oito meses. A campanha atendeu sete propriedades rurais cadastradas na Prefeitura.
A Brucelose Bovina é uma doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus, que ocasiona aborto em vacas, principalmente no final da gestação, além de influenciar na produção de leite e reprodução do rebanho, sendo necessário, na maioria dos casos, o sacrifício do animal infectado. A doença também é transmissível ao ser humano, considerada questão de saúde pública para o município.
A vacina é aplicada gratuitamente por um médico veterinário disponibilizado pela secretaria para pequenos produtores pecuaristas do município, registrados na Prefeitura. O profissional veterinário é cadastrado na Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.