A Semana de Conciliação e Renegociação de Dívidas recebeu a adesão de 110 consumidores entre os dias 8 e 11 de novembro, na Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba (ACEC). Representantes de agências bancárias do município negociaram R$ 500 mil com clientes interessados em fazer acordo e recuperar o crédito.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) e ACEC, convidou os Bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
“Os consumidores ainda podem ir às agências participantes até o final deste mês. Essa oportunidade é de grande valia para quem quer recuperar o crédito e voltar a comprar no comércio local, bastante impulsionado pelas vendas da Black Friday e do Natal nessa época”, explica o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira.
De acordo com juiz responsável pelo Cejusc, Fábio Bernardes de Oliveira Filho, as dívidas estão entre as ações julgadas pelo Judiciário. “A educação financeira é nossa nova proposta e, posteriormente, vamos levá-la para a Secretaria de Educação colocá-la na grade curricular das escolas municipais”, adianta.
Como aderir?
Quem quiser fazer acordos para renegociar suas dívidas deve se dirigir às agências dos Bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovantes da renda (pessoal e familiar/holerites recibos de pensão ou aluguel) e demonstrativos das dívidas (contratos, extratos, faturas, carnês).
O coordenador do Empreenda Já, Cauê Rubio, também ministrou a palestra “Educação Financeira” nos dias 9 e 11 de novembro.