A Prefeitura de Caraguatatuba segue alertando os homens sobre a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de próstata. Para reforçar a campanha, a Secretaria de Saúde preparou uma programação diferenciada, através da rede de Atenção Básica.
As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) promovem diversas atividades de conscientização, com palestras, orientações e encaminhamentos para exames de PSA e toque retal.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou com 50 anos sem fator de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Também deve ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, normalmente 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A prevenção e o tratamento são as únicas formas de garantir a cura do câncer de próstata.
Cada UBS terá um horário e dia específico para atividades. Para acompanhar toda programação, clique aqui.