Caraguatatuba tem registrado nas últimas semanas índices elevados de chuvas que já superam a média de 198 milímetros no mês de dezembro, o que tem deixado os agentes da Defesa Civil em alerta.
Achuva tem prejudicado também os serviços da limpeza urbana executados pela Secretaria de Serviços Públicos, principalmente, no que se refere aos trabalhos de manutenção e zeladoria nos bairros.
Segundo o secretário da Sesep, Marcelo Pereira, entre os serviços mais prejudicados estão o nivelamento de ruas que ainda não possuem calçamento, como também a varrição de vias e a roçada do mato. Importante salientar que todas as ações dependem das condições climáticas.
“Tivemos poucos dias de estiagem, o que dificulta em muito nosso trabalho de manutenção nos bairros. Além de problemas nas vias por causa das chuvas, o mato acaba crescendo muito e dificulta a conclusão do cronograma de trabalho. Um bairro que terminaríamos em uma semana, hoje estamos demorando 15 dias ou mais por conta das chuvas”, explicou o secretário.
Os cuidados com a rede de drenagem e a remoção de inservíveis também estão entre as atividades realizadas diariamente no município. Além disso, os serviços estão sendo intensificados com o início da ‘Operação Verão 2022/2023’, que inclui reforços na coleta de lixo e a limpeza de áreas públicas e praias, contando com a força-tarefa de mais de 100 trabalhadores.
E para o final de ano, a Secretaria de Serviços Públicos contará ainda com a ‘Operação Virada’, a qual terá mais de 200 pessoas designadas para acelerar a limpeza da faixa de areia e calçadão das praias, a partir das 4h do dia 1º de janeiro de 2023, mantendo Caraguatatuba sempre limpa, bonita e organizada.