O salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) foi palco da “Balada Inclusiva”, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12).
A festa preparada pelas equipes da Sepedi e Ciapi/Acalento reuniu, aproximadamente, 100 pessoas entre alunos das APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, além dos usuários do Centro Dia do Ciapi.
Uma das convidadas, Karina do Nascimento, 38 anos, deficiente intelectual, pediu folga no supermercado onde trabalha para curtir o encontro. “Dancei muito. Gostei da comemoração, me diverti bastante”, disse.
Com diagnóstico de surdez profunda, Raphaela de Andrade Silva, 23 anos, contou com a intérprete de Libras do Ciapi, Thaísa Helena Vida Leal, para contar sobre a experiência: “Gostei muito de dançar e também aproveitei para tomar suco e comer cachorro quente e bolo”.
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a Balada Inclusiva é uma das ações da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência (PcD), que também terá o 9º Fórum PcD, nesta quinta-feira (8).
“O evento foi maravilhoso e uma oportunidade de proporcionar encontros e interações entre pessoas de entidades de cidades vizinhas” , afirmou Toledo.
Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla. Em Caraguatatuba estima-se que 5% da população seja PcD.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.