A noite de quarta-feira (14) foi de homenagear mais de 160 atletas que se destacaram nas 43 modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, através do Projeto Nova Onda.
A entrega dos troféus, realizada no Teatro Mario Covas, simbolizou o empenho de cada um ao longo do ano em suas participações em copas, campeonatos, torneios, competições e mesmo dedicação nas quadras, tatames, piscinas, campos e outros aparelhos esportivo.
O evento simboliza o fim das atividades esportivas no ano vigente e a homenagem a cada um no Dia do Atleta. Esse reconhecimento veio do prefeito Aguilar Junior que agradeceu o empenho de todos e anunciou que em 2023 o investimento do esporte será muito maior.
“Vivemos momentos de incerteza por conta da pandemia, mas com muito equilíbrio, conseguimos dar conta da saúde e do esporte também. Este foi um ano de muitas conquistas e investimos nas 43 modalidades, o dobro do investimento no ano anterior, e na realização de capacitações, parceria com a OS Nova Onda para mantermos as escolas. Em 2023 vamos investir muito mais na manutenção das nossas praças esportivas e criação de mais praças para que vocês se desenvolvam e levem cada vez mais o nome de Caraguatatuba onde foram competir. Representem Caraguatatuba no peito, no coração, pois essa é uma cidade resiliente e acolhedora”.
O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, fez questão de agradecer ao prefeito Aguilar Junior e ao presidente da Câmara, Tato Aguilar, além dos atletas e professores que se dedicaram, e muito, para o esporte. “A secretaria não se faz sozinha. O prefeito foi nosso ponto de equilíbrio com sua calma e visão em um período difícil. E vocês fizeram a sua parte, por isso, meus parabéns são para todos”.
Tato Aguilar, que também é professor de Educação Física, disse aos presentes que passa um filme em sua cabeça ao se lembrar de quantas vezes esteve com atletas que participaram dos Jogos Regionais, Jogos dos Idosos, entre outras competições. “O esporte é carinhoso e fico feliz quando vejo vocês no pódio carregando a bandeira de Caraguatatuba, cidade que tem o compromisso com vocês. Aos familiares, meu respeito e acompanhar seus atletas. A base vem forte porque há investimentos”.
Paixão pelo esporte
Aos 11 anos, o pequeno Miguel Augusto Nascimento Guimarães, treina há seis karatê kiokushin e foi um dos três homenageados na sua categoria. Com sabedoria, ele disse ter sido emocionante ter recebido o troféu. “É um estímulo para continuar treinando e lutando mais”.
Ellen Cristina Dias Braga, 36 anos, é atleta de atletismo PcD e conquistou a primeira posição na sua categoria. Ela tem representado Caraguatatuba em campeonatos e este ano derrubou o recorde brasileiro. “Só tenho a agradecer por tudo que o esporte tem feito na minha vida. Tinha vergonha de usar cadeira de rodas, não tinha ânimo para nada, mas depois que comecei a praticar atividades esportivas, minha vida passou a ter outro sentido. Levantar sacos de arroz, feijão é animador”, disse ela que é campeã de arremesso de peso.
Única atleta de marcha atlética em Caraguatatuba, Margarida Maria Machado levou dois troféus na noite de homenagem, um pelo atletismo e outro pela dança de salão. Mas ela ainda pratica vôlei adaptado e natação. “Há 15 anos frequento o Centro Esportivo e não me vejo parada, sem fazer qualquer tipo de esporte”, contou.
A premiação é realizada anualmente com o objetivo de homenagear e premiar três esportistas destaques de cada modalidade. Todos os atletas premiados foram indicados pelos professores que analisaram o desenvolvimento e participação em competições ao longo deste ano defendendo as cores e o nome de Caraguatatuba.