O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe duas exposições especiais até janeiro de 2023. Uma delas é de Flávia Junqueira, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS).
Até o dia 28 de janeiro de 2023, o MACC apresenta obras a Exposição Ennio Angelo Bertoncini – o amigo do Arquivo. As obras podem ser visitadas nas salas Antonio Carelli 1 e 2, de terça a sábado, das 12h às 18h.
O artista e mestre Ennio Angelo Bertoncini realizou vários cursos em cinema, joalheria e lapidação de pedras semi-preciosas, desenho, litogravura e modelo vivo.
Esteve presente na inauguração do MASP, onde passou a aprofundar seus estudos, formando-se em 1957 na Faculdade de Licenciatura em Desenho pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1975.
Participou de várias exposições como as individuais: “Fases”, no Espaço Cultural do Hospital Israelita Albert Einstein e “Novos Olhares”, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba; e as coletivas: Mostra de Arte no SESCPinheiros- SP, IX Mostra de Arte Almeida Junior em Piracicaba, 2ª Mostra de Arte de Campos do Jordão, Salão dos Artistas Plásticos e Artesãos do Massaguaçu – Caraguatatuba e Salão Pro-Adopt em Wildenbruch, na Alemanha, colecionando menções honrosas, prêmios e medalhas.
Ennio Angelo e sua esposa Adélia residiram em Caraguatatuba, no bairro Massaguaçu desde 1987. Moraram em uma rua que leva seu nome (Lei nº 1.601/2008), fruto de um movimento de alunos e amigos em devoção ao mestre que os despertou para as artes. Partiram de Caraguatatuba em fevereiro de 2020 para tratamento de saúde, exatamente um mês antes da Pandemia por Covid-19, passando a residirem na cidade de São Paulo.
Desde 1994, o “artista professor” ensinou vários caraguatatubenses a desenvolver o lado criativo e técnicas artísticas como pintura a lápis de cor e giz de cera, sobre cores complementares e volume, degrade, usos de colagem e monotipia por meio do curso Criatividade.
Suas exposições em Caraguatatuba são sinônimos de talento aliado à generosidade e solidariedade, traços de sua personalidade única. Hoje, aos 92 anos, o mestre Ennio continua produzindo sua Arte com leveza e alegria.
Flávia Junqueira
A artista Flávia Junqueira apresenta a exposição Gorlovka 1951, na Galeria de Arte do MACC também até 28/01/23. Ela foi selecionada pelo projeto Nova Fotografia, convocatória do MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo para formação e difusão cultural no Estado.
Ela é doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Fotografia e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Integra o Ateliê Fidalga, sob coordenação de Sandra Cinto e Albano Afonso. Realizou a exposição individual Tomorrow I Will Be Bom Again na Cité Internationale des Arts, Paris.
A crítica de arte Ananda Carvalho destaca que em seus primeiros trabalhos, Flávia Junqueira cria cenários preenchidos pelo excesso de objetos. Apresenta espaços interiores da casa por meio de memórias ritualizadas por lentes de aumento. As séries Na companhia dos objetos (2008) e A casa em festa (2009/2010) buscam questionar a ironia da candura infantil através de atos performáticos da própria artista.
Em 2011, ano de produção das séries apresentadas nesta exposição, Flávia Junqueira desloca-se para espaços externos ao ambiente afetivo da casa; percorre um caminho por prédios antigos e/ou decadentes. Passeia por São Paulo para compor a série Sonhar com uma casa na casa. Com uma bagagem contendo elementos coloridos, a artista segue para Paris, onde desenvolve AnteSala e Balões. Por fim, chega à Ucrânia, Gorlovka, 1951 são fotografias realizadas em um decadente Palácio da Cultura da era soviética abandonada na cidade Donestsk.
Ao visitar esses locais sombrios, a artista sobrepõe elementos inventados. Esses lugares, aparentemente solitários e vazios, são revistos através de cores vibrantes. Ao mesmo tempo que os objetos se instauram como detalhes, chamam a atenção pelo contraste em relação ao espaço.
Serviço
Exposição Ennio Angelo Bertoncini – o amigo do Arquivo
Período: até 28/01/2023
Horário: terça a sábado, das 12h às18h
Local: Salas Antonio Carelli 1 e 2
Endereço: Avenida Altino Arantes, s/n, Centro
.
Exposição Gorlovka 1951, por Flávia Junqueira
Período: até 28/01/2023
Horário: terça a sábado, das 12h às18h
Local: Galeria de Arte do MACC
Endereço: Avenida Altino Arantes, s/n, Centro