A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Consórcio Rio Juqueriquerê, apresentou, nesta quinta-feira (15) o andamento dos 240 dias de ‘Pedra sobre Pedra’ ao prefeito Aguilar Junior, donos das marinas náuticas e comunidade pesqueira.
O evento também reuniu secretários e vereadores na sede do hotel e garagem náutica Marina Vai da Pesca.
A apresentação foi feita pelo engenheiro chefe da empresa, Felipe Ferreira Gomes, que apontou os trabalhos realizados nesses quatro meses desde o início das obras. A novidade é que os molhes, norte e sul, já avançaram mais de 500 metros e toda a obra corre conforme o cronograma estipulado.
O técnico da empresa, juntamente do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, e do diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, explicou que os molhes terão 190 metros de distância entre eles, sendo que nos 300 metros finais a distância será reduzida para 100 metros e terá um farol na ponta do molhe norte e uma sinalização no molhe sul.
Esclareceu, também, que na fase final da obra será realizada a dragagem do canal com o objetivo de melhorar o fluxo de água e a navegabilidade.
Esta é a segunda maior obra de molhes do país e a maior obra desse tipo já licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Apesar da obra ter iniciado em agosto deste ano, o enrocamento já é objeto de planejamento e estudos desde 2017.
O evento contou com a presença do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o do comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião (Marinha do Brasil), Castello Soares.
Durante a reunião, o prefeito Aguilar Junior apresentou um vídeo da evolução da obra desde o mês de abril, quando foi lançada a pedra fundamental. “É um trabalho que não para, realizado durante todo o ano para que seja cumprido no prazo. Um projeto desafiador em conjunto com diversos órgãos para que saísse tudo na legalidade e com o resultado esperado. É uma realidade a ser comemorada”, destacou.