O mês de janeiro é visto como recomeço, onde as pessoas estão envolvidas com metas e planejamentos pessoais do novo ano. Também inspira as pessoas a fazerem reflexões de suas vidas, relações e objetivos, como um novo ciclo que se inicia. Diante disso, o mês é considerado como ‘Janeiro Branco’, para chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.
A campanha ’Janeiro Branco’, além da conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.
Neste mês, a Secretaria de Saúde reforça a importância e conscientiza sobre os cuidados e orienta que a população deve procurar ajuda de um profissional especializado em um dos seus equipamentos de saúde.
O tema para este ano é sobre violência de gênero, em especial para o público feminino. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (CAPS-AD), no bairro do Perequê-Mirim, promove encontros para discutir sobre o assunto.
O enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, explica que o tema foi escolhido devido a grande demanda de sofrimento psíquico por parte das mulheres atendidas no CAPS, referente às relações de desigualdade de gênero em vários espaços sociais, não só no ambiente doméstico.
O debate será conduzido pela terapeuta ocupacional e psicóloga do espaço, promovendo a conscientização sobre o ciclo da violência, as consequências do machismo e a autoestima. O debate busca promover o acolhimento dos sofrimentos referente às violências física, psíquica, moral, patrimonial e sexual, e gerar empoderamento sobre os espaços de escuta e proteção.
O CAPS-AD é porta aberta para acolhimento com técnico de referência. Está localizado na Rua José Geraldo da Silva Filho, 297, Perequê-Mirim, telefone (12) 3885-4600, horário de atendimento das 8h às 17h