A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde iniciou neste ano, o programa de Redução de Danos, uma estratégia para melhorar a qualidade de vida de quem usa drogas, principalmente as injetáveis, e assim, minimizar os riscos associados ao uso das substâncias ilícitas.
Para dar andamento ao programa, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) realiza capacitação de agentes de prevenção que percorrerão o município, abordando e orientando estas pessoas sobre como reduzir os danos à saúde.
Em seguida, passam por capacitação para conhecer os serviços ofertados no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) e até o final do mês iniciam os trabalhos externos.
Após o período de capacitação, os agentes visitarão pontos estratégicos do município habitualmente frequentados pelos usuários de drogas, principalmente durante a tarde e noite. Será orientado sobre o risco do compartilhamento de seringas e agulhas e informado sobre os serviços de saúde disponibilizados para detectar doenças como hepatites, sífilis e HIV/AIDS. Também haverá distribuição de insumos para prevenção.
Segundo o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, os usuários de álcool e outras drogas, são pessoas normalmente afetadas pelas ISTs, HIV/AIDS e pelas hepatites virais, devido à relação ao risco de exposição sexual ou pelo compartilhamento de objetos para uso de drogas.
“Nosso objetivo é reduzir os riscos da contaminação, sem necessariamente, interromper o uso, e orientando ainda, sobre a oferta dos serviços públicos”, destacou Portes.
UAMI
É um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece os testes rápidos de HIV/AIDS, hepatites B e C e sífilis. Também possui os serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e o trabalho de prevenção em todo município e de capacitação dos profissionais de saúde para teste rápido e diagnóstico. O espaço também oferece gratuitamente, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.
O teste rápido é aberto para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem. O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico.
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.