A praia da Tabatinga, na região norte de Caraguatatuba, recebe até o próximo dia 27 de janeiro cerca de 250 crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, que participam das escolinhas de esporte em Jacareí, na região do Vale do Paraíba e foram selecionados para projeto ‘Agita Férias na Praia’.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (SER) e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Esporte e Recreação e de Educação. Para realização do projeto, um convênio foi firmado entre as Prefeituras.
De acordo com o diretor de Recreação e Eventos da SER, Felipe Auricchio, desde o dia 16 de janeiro, a cada dia desse período, de segunda à sexta-feira, desce um ônibus com cerca de 20 alunos, mais três professores, para que eles tenham a oportunidade de ter umas férias diferenciadas.
Além dos alunos, também são convidadas crianças de ONGs e das comunidades mais carentes onde ficam alguns núcleos esportivos. O grupo é recepcionado na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira e após um bom café da manhã, se dirige para a parte recreativa que inclui brincadeiras como futebol, passeio de Stand Up e, claro, o tão esperado banho de mar.
Essa foi a melhor parte para o pequeno goleiro Jorge Wagner dos Santos, 11 anos, que conheceu o mar pela primeira vez. “É muito grande e muito legal. Estou adorando o passeio”.
Praticante de judô, Ana Julia Paixão Borges, 13 anos, já é mais experiente e participou de outras edições do ‘Agita Férias na Praia’. “Já vim outras vezes e gosto demais porque tem bastante gente e fico feliz em conhecer pessoas novas e de outras modalidades esportivas”, comemora.
Micaelly Vitória, 16 anos, joga bocha e é pessoa com deficiência. Mas isso não impede que ela se divirta com os colegas. A Secretaria de Esportes de Caraguá cedeu uma cadeira anfíbia para que pudesse entrar no mar e ela ainda teve a oportunidade de praticar Stand Up. “Estou gostando muito do passeio e está sendo muito legal”.
A rotina para receber os pequeno começa assim que termina o passeio de um grupo. São oito professores e dois monitores que ficam na escola para a preparação. “Trouxemos toda a alimentação e deixamos tudo preparado para eles. Cada um recebe um colete e uma garrafa plástica para se hidratar”, explica Felipe.
Quando chegam à escola, por volta das 9h, tomam o café e ainda tem direito a sorvete lá pelas 11h durante o ‘piquenique’. Pouco antes da 14h é a hora do almoço e, por volta das 16h o retorno para Jacareí.
“Só temos a agradecer à Prefeitura de Caraguatatuba que sempre nos acolhe e dá essa oportunidade incrível para que nossos alunos tenham férias inesquecível”, conclui Felipe Auricchio.