Servidores do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração retomaram as atividades do projeto de revitalização da Prefeitura de Caraguatatuba com a pintura da Praça “Dr. Lázaro Luiz Zamenhof”, criador do Esperanto, a Língua Internacional Neutra.
Os trabalhos de pintura dos bancos e canteiros da Praça do Esperanto foram concluídos na última sexta-feira (13/1). O espaço fica na Av. Prisicilliana de Castilho, no Estrela D’Alva, em frente a Vara Trabalhista de Caraguatatuba.
O oftalmologista Ludwik Lejzer Zamenhof vivia em Białystok (atual Polônia, na época Império Russo). Muitos povos do Império Russo residiam em Białystok, onde muitas línguas eram faladas, o que dificultava a compreensão, incluindo nos diálogos do cotidiano. Essa situação o motivou a criar uma língua auxiliar neutra, a fim de solucionar o problema.
Em 26 de julho de 1887, Zamenhof lançou o livro intitulado “Unua Libro de la Lingvo Internacia” (Um livro da língua internacional). A palavra “esperanto” veio do pseudônimo usado pelo autor: “Dr. Esperanto”. A palavra, nesse idioma, significa “aquele que tem esperança”. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas em 120 países tenham aprendido esse idioma.
A equipe da Secretaria de Administração já revitalizou a Pista de Bicicross “Ton Ferreira”, Praça Rádio Amador Thomaz Camanis Filho, Juscelino Kubitschek, Praça da Bíblia, Paço Municipal, Setor ISS (Imposto Sobre Serviços) da Secretaria da Fazenda, Praça Engenheiro Marino Parolari (praça central na rua da feira do Porto Novo), quadra de basquete da Praça Ton Ferreira, rampa de voo livre do Morro de Santo Antônio, ponte do Rio Santo Antônio, banheiro público da Praça da Cultura, bancos da Praça Cândido Mota, coreto da Praça do Barranco Alto, Departamento de RH, Departamento Ético Disciplinar, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sala de artes marciais da Secretaria de Esportes e Recreação Complexo Turístico do Camaroeiro, pergolado e palco Antônio Benetazzo (Praça do Caiçara), Praça “Benedito Joaquim do Nascimento” (o Bidico – no Camaroeiro), Torneira Central (marco inicial da distribuição de água encanada no município inaugurada em 1919), Coreto da Praça Cândido Mota, Obelisco, Praça Getúlio Vargas Navarro Magalhães (Boulevard Prainha) Chafariz do Massaguaçu, praça da Avenida Synezio Moreira Marcondes, no Jardim Primavera, Monumento do Sesquicentenário (150 anos) de Caraguatatuba; estátua de Iemanjá; Arcos da Martim de Sá e o monumento em forma de vela de barco na Martim de Sá, construído para homenagear o cantor John Lennon e a música “Deem uma chance a Paz” (“Give Peace a Chance”).
O serviço integra o projeto de revitalização dos monumentos históricos, espaços de lazer, praças esportivas, pontos turísticos de Caraguatatuba e prédios públicos municipais, iniciado pela Prefeitura Municipal em setembro de 2021.