Para garantir que moradores e turistas tenham um Carnaval seguro, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Saúde realiza diversas ações no mês de fevereiro para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A expectativa é que 400 mil preservativos sejam distribuídos até o fim do feriado prolongado.
A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), por meio dos agentes de prevenção, distribui preservativos em quiosques da praia desde a região sul até a região norte, com a entrega de porta preservativo com capacidade de armazenar até 600 unidades do material.
Além disso, a equipe da UAMI também irá distribuir preservativos nos blocos de Carnaval, bares e adegas, orientando sobre a importância da prevenção.
Para o coordenador da UAMI, Renato Portes, o Carnaval é a oportunidade de curtir sem preocupação. “Por isso, a importância de manter um sexo seguro. Melhor que ficar na dúvida é ter a certeza de estar bem. Proteja-se!”, ressaltou Portes.
A UAMI oferece testes rápidos gratuitos de HIV/AIDS, hepatites B e C e Sífilis, para toda população acima de 12 anos de idade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. Telefone: (12) 3883-1373.
Paralelo a isso, as Unidade Básicas de Saúde (UBSs) também promovem capacitações e orientações sobre métodos contraceptivos, principalmente com foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.
O Carnaval seguro também inclui reforço no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com mais uma viatura para socorro de possíveis vítimas, totalizando seis unidades.
As três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) segue com a Operação Verão com reforço nas equipes de atendimento médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça os cuidados para ter um Carnaval saudável sem preocupações. “Mantenha-se hidratado, abuse do protetor solar, use camisinha, vista roupas leves e confortáveis e beba com moderação. Aproveite a folia sem descuidar da saúde!”, enfatizou.