A Prefeitura de Caraguatatuba mantém máquinas trabalhando em diversos bairros da cidade e intensificou entrega de alimentos e materiais para famílias atingidas pelas chuvas.
Cerca de 500 pessoas entre servidores de secretarias municipais e voluntários trabalham no atendimento às famílias. Até o momento, mais de 600 kits foram entregues com material de limpeza e de higiene pessoal.
As famílias de diversos bairros como Rio do Ouro, Perequê-Mirim, Pegorelli, Morro do Algodão, Rio Marinas, Jetuba, entre outros, também recebem cestas básicas, kits de banho e colchões.
Além das doações, os trabalhos de manutenção e desobstrução de vias continuam sendo feitos em bairros como Rio do Ouro, Massaguaçu, Jetuba, Casa Branca, Olaria, Martim de Sá, Perequê-Mirim, Pegorelli, entre outros.
Alguns bairros ainda continuam alagados, mesmo com a trégua nas chuvas. O escoamento está sendo dificultado pelos picos de maré, que atingiu 1,3 metro por volta das 14h. Além disso, foram registrados fenômenos nas cabeceiras de rios e cachoeiras com acúmulo de água e quando há o encontro com a maré alta ocorre o chamado refluxo e, com isso, o escoamento está prejudicado nos bairros do Perequê-Mirim, Morro do Algodão, Rio Marinas e Tabatinga.
O Fundo Social de Solidariedade continua recebendo doações de itens de limpeza, material de higiene pessoal, água potável e vestuário (incluindo roupas masculinas, femininas, infantis, de cama e banho), além de colchões.
As doações são feitas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), situado na Avenida José Herculano (Rodovia Caraguá – São Sebastião), 50, no bairro Jardim Britânia.
Números atualizados apontam que 30 pessoas estão abrigadas no Centro Esportivo Municipal e cerca de 200 estão na casa de parentes ou amigos.
O Governo do Estado decretou que seis cidades paulistas estão em estado de calamidade pública: Guarujá, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.
A Concessionária Tamoios informou que a Serra Antiga da Rodovia dos Tamoios foi liberada ao tráfego.
Já a Sabesp informou que o sistema de abastecimento de água foi restabelecido. A companhia executa uma operação “pente fino” para encontrar pequenos problemas que não tenham sido identificados ainda.
Segundo a empresa Expresso Fênix, os ônibus da Linha Morro Algodão estão indo somente até o Supermercado Cruzeiro, pois a Avenida Guilherme de Almeida está interditada.