Os alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba voltaram às aulas nesta semana e tiveram diversos momentos de integração.
Ao todo, 20.653 estudantes estão matriculados para o novo ano letivo de 2023. No total são 59 unidades, sendo 55 escolas, duas creches conveniadas e dois Centros Integrados de Ações Socioeducativas (CIASEs).
Atualmente a Secretaria de Educação conta com uma estrutura composta por mais de 3,1 mil servidores públicos entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professores de atendimento educacional especializado, intérpretes de libras, agentes administrativos.
Já as equipes gestoras são compostas por supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além dos servidores que atuam no prédio da Secretaria Municipal de Educação dando suporte ao transporte, alimentação escolar, manutenção e entre outros importantes setores.
O ano letivo começou com muitas novidades, entre elas, com ações de valorização de boas práticas dos servidores da Rede Municipal de Ensino, conjuntamente ao trabalho de implantação do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Outra novidade para este ano é o calendário escolar. Ele seguirá os recessos propostos pela rede estadual de ensino. As escolas que necessitaram de manutenção passam por intervenções para garantir a qualidade no atendimento.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, relata que as equipes das unidades escolares estiveram empenhadas em receber alunos, professores e funcionários, com muito carinho na organização dos espaços e dos materiais.
“A rede municipal de ensino de Caraguatatuba está sempre comprometida com os saberes. Organizamos a recepção aos docentes e alunos com um calendário diferente, uma proposta que foi construída ao longo dos anos e com muita colaboração”, disse.
A secretária aproveita para ressaltar mais uma vez a importância da participação da família na vida acadêmica das crianças e convida os pais e responsáveis para se envolverem nas atividades.
Em março, serão inauguradas duas novas unidades escolares: uma EMEF no bairro Jetuba e um CEI/EMEI no Golfinhos. Juntas as unidades têm capacidade de atendimento de até 950 alunos.