A Prefeitura de Caraguatatuba continua com uma força tarefa com mais de 500 pessoas entre servidores de secretarias municipais e voluntários para o atendimento das famílias atingidas pelas chuvas nas três regiões da cidade.
Equipes se concentram nas Regiões Norte, Sul e Central para levar comida, cesta básica, material de limpeza, cama e banho, além de colchões para às famílias.
Além das doações, os trabalhos de manutenção e desobstrução de vias continuam sendo feitos em bairros, como Rio do Ouro, Massaguaçu, Jetuba, Casa Branca, Olaria, Martim de Sá, Perequê-Mirim, Pegorelli, entre outros.
No Rio do Ouro, por exemplo, a equipe realiza a retirada do material e deposita em um local provisório no próprio bairro, para depois transportá-lo a uma Área de Transbordo. A medida é para agilizar o trabalho de desobstrução de ruas.
A Prefeitura de Caraguatatuba segue prestando auxílio na retirada de móveis das vias públicas e ajudando na desocupação de casas, entre outras ações.
Alguns bairros ainda continuam alagados, mesmo com a trégua nas chuvas. O escoamento está sendo dificultado pelos picos de maré, que devem atingir 1,3 metro por volta das 14h. Além disso, foram registrados fenômenos nas cabeceiras de rios e cachoeiras com acúmulo de água e quando há o encontro com a maré alta ocorre o chamado refluxo e, com isso, o escoamento está prejudicado nos bairros do Perequê-Mirim, Morro do Algodão, Rio Marinas e Tabatinga.
Doações
O Fundo Social de Solidariedade continua recebendo doações de itens de limpeza, higiene, água potável e vestuário (incluindo roupas masculinas, femininas, infantis, de cama e banho), além de colchões.
As doações poderão ser entregues no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), situado na Avenida José Herculano (Rodovia Caraguá – São Sebastião), 50, no bairro Jardim Britânia.
Até o momento, 42 pessoas estão abrigadas no Centro Esportivo Municipal e cerca de 200 estão na casa de parentes ou amigos.
O Governo do Estado decretou que seis cidades paulistas estão em estado de calamidade pública: Guarujá, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.
Rodovia dos Tamoios
A Concessionária Tamoios informa que a Serra Antiga foi liberada ao tráfego às 20h35 de domingo (19). O trecho estava interditado desde a madrugada de hoje, às 2h00, quando o Sistema de Monitoramento Meteorológico da empresa alertou riscos, devido ao alto nível pluviométrico. Após a interdição, houve quedas de 10 barreiras sem o registro de vítimas.
Foram realizadas 16 Operações Comboio pelos túneis, sendo 10 no sentido litoral e 6 no sentido São José dos Campos. Com a liberação, a rodovia volta à sua configuração normal com trânsito sentido litoral fluindo somente pela Serra Antiga e trânsito sentido São José dos Campos fluindo somente pela Serra Nova. Em caso de chuvas, o trecho poderá ser interditado novamente e a Operação Comboio com Pare & Siga será acionada na Serra Nova.
Abastecimento de água
A Sabesp informa que o sistema de abastecimento de água foi restabelecido. A companhia executa uma operação “pente fino” para encontrar pequenos problemas que não tenham sido identificados ainda.
Um bebedouro foi instalado na EMEI/EMEF Profª Aida de Almeida Castro Grazioli, no Rio do Ouro. A empresa também enviou carga de copos de água de São Paulo para Caraguatatuba para consumo da população afetada pelas chuvas.
Transporte público
As fortes chuvas do último domingo provocaram transtornos em diversos bairros e o transporte público coletivo também foi impactado. A situação dos coletivos se normalizou na manhã desta segunda-feira (20).
Os ônibus da Linha Morro Algodão estão indo somente até o Supermercado Cruzeiro, pois a Avenida Guilherme de Almeida está interditada. As demais linhas seguem seus itinerários normalmente com os horários dos sábados.