No Dia do Ouvidor, lembrado nesta quinta-feira (16), Caraguatatuba destaca a existência da Ouvidoria da Saúde, implantada há 11 anos. Por ano, são realizados mais de 2,6 mil atendimentos.
A Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba é o meio oficial para a população registrar reclamações, críticas, sugestões e elogios sobre os serviços da saúde prestados pela Prefeitura.
Os munícipes podem fazer o registro pelo telefone 0800 779 4545 (ligação gratuita); por atendimento pessoal na Secretaria de Saúde, pelas urnas azuis espalhadas em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelo e-mail ouvidoria.saude@caraguatatuba.sp.gov.br.
As demandas recebidas são encaminhadas paras os setores responsáveis que tem até 30 dias para responder a população. A partir da comunicação entre população e Secretaria de Saúde são produzidos relatórios mensais para realizar ações de melhoria nos serviços prestados.
Segundo a ouvidora Laura Cereser, a unidade é um grande canal de contato entre população e Prefeitura. “É um instrumento que o gestor tem para saber a realidade e as situações que cada pessoa passa ao utilizar os serviços de saúde do município”, explicou.
Foi a primeira ouvidoria a ser credenciada pelo DOGES (Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS) no Litoral Norte e segue os padrões impostos pelo Ministério da Saúde, que gerencia as ouvidorias de todo o país. A equipe passou por diversos treinamentos para aprimorar o atendimento aos munícipes.
Nos últimos anos a Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba ganhou dois prêmios de nível nacional (prêmios Cecília Donnângelo de ouvidoria SUS e Mostra Nacional de Gestão Estratégica participativa do SUS), sendo considerada a 16ª melhor ouvidoria de saúde do Brasil.