De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha de vacinação contra Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, está prevista para iniciar a partir do dia 22 de março, para grupos de risco, como pessoas que vivem com HIV/AIDS e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.
A Prefeitura de Caraguatatuba solicita à população prioritária que procure a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) para agendar a vacinação. A vacina será aplicada em duas doses com intervalo de 30 dias.
No caso da vacina com pré-exposição ao vírus estão aptas a tomar pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA) – homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), com idade entre 18 e 49 anos de idade.
Já casos de pós-exposição ao vírus podem vacinar pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. Mais informações no telefone: 3883-1373.
Sobre a Monkeypox – É doença zoonótica viral e sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.