A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Instituto Embelleze, promoveu nesta terça-feira (14), uma ação alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down. Ao todo, 22 estudantes da rede municipal de ensino e três atendidos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso participaram das atividades.
O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
“A iniciativa partiu do nosso setor de Educação Inclusiva, representado pela Supervisora Fabiana Matos e sua equipe, que articulou essa parceria com o Instituto Embelleze, alunos e voluntários, resultando nessa linda e importante ação, que além de promover esse momento alegre de autocuidado e beleza para nossos alunos, possibilita a todos nós, como sociedade, a reflexão sobre a importância da inclusão e igualdade para pessoas com Síndrome de Down”, explica Márcia Paiva, secretária de Educação.
Os participantes puderam ter um dia de descontração, no qual cursistas e ex-alunos do Instituto promoveram corte de cabelo, penteado e maquiagem aos alunos da rede municipal de ensino.
A proprietária do Instituto Embelleze de Caraguatatuba, Adriana Costa, salienta a importância da ação. “Estamos na cidade faz mais de 14 anos, sempre apoiando e promovendo ações sociais. Este tipo de atividade é uma forma de envolver nossos alunos, retribuindo serviços para o município”, disse.
Para Luciana Assis, mãe de Vitor Hugo, que participou das atividades, esses momentos são importantes para as pessoas com Síndrome de Down. “É totalmente inclusivo, eles sentem que fazem parte da sociedade e melhor ainda, se sentem amados”, explica.