Foto: Carlo Cury
Em celebração ao equinócio de outono, o Espaço Hartãt Acervo Indígena recebe a nova exposição ‘Desfolhar de Outono: Povos Originários’, com obras feitas pelas etnias Matis, Kuikuro, Surui e Terena, oriundas dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas.
A visitação ao Hartãt pode ser feita gratuitamente de segunda a domingo, mediante agendamento prévio, pelo número: (12) 9 8195-0786 ou no e-mail: ubuntucaragua@gmail.com, até o dia 19 de junho.
Para ‘Desfolhar de Outono’, Carlo Cury, curador do acervo, selecionou peças originais feitas pelos indígenas, com tecnologias que variam entre cerâmica, entalhe em madeira, bancos, cestaria, ornamentos, máscaras, chocalhos e mais.
Sobre o Acervo Indígena Hartãt
Inaugurado pelo artista plástico e ceramista Carlo Cury e Claudio Luiz Dias, em 9 de agosto de 2022, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o acervo Hartãt conta com mais de mil peças de 54 etnias, das 305 que foram catalogadas no Brasil, bem como peças de etnias e culturas de outros países da América Latina, como: Peru, Costa Rica, Equador, Nicarágua e Colômbia.
Dentre as peças, existem obras originais feitas pelos indígenas e algumas réplicas produzidas a partir de estudos de arqueologia por mestres ceramistas e pelo grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, ao qual Cury integra junto às artistas plásticas Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná.
O acervo conta também com um pedido de tombamento junto ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba – CMPCC, para que o mesmo seja reconhecido como bem de valor histórico e cultural para o município, de forma a ser preservado para a população e gerações futuras.
Serviço
Exposição ‘Desfolhar de Outono: Povos Originários’
Visitação: de segunda a domingo – até 19 de junho
Agende sua visita: (12) 9 8195-0786 ou e-mail: ubuntucaragua@gmail.com
Endereço: R. Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, Martin de Sá – Caraguatatuba
Outros contatos: @espacohartat e https://carlocury.blogspot.com