O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Respeito à Vida, realiza a recuperação de pavimentação asfáltica e sinalização horizontal em diversas ruas do município.
Serão contempladas 11 ruas do município e as intervenções já foram iniciadas na Rua Vinte de Abril, no Massaguaçú, com trabalho de fresagem. Além disso, logo após o Carnaval, a Avenida Eder Silva Rodrigues Alves, no Pontal Santamarina, também foi beneficiada.
Ainda serão feitas intervenções nas Ruas Irmã Lucila, Geraldo Alves do Nascimento, Herman Pereira de Faria, Pedro Xavier do Nascimento e Rua Sertão dos Tourinhos, todas localizadas no bairro Massaguaçú.
E ainda serão contempladas a Travessa José Mendes de Souza (Sumaré), Avenida Maestro Heitor de Carvalho (Garden Mar), Rua Francisco de Assis Rodrigues Alves (Loteamento Ibisco) e Rua Gabriel Fagundes da Rosa (Califórnia).
A intervenção só é possível graças a assinatura de dois convênios entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) no Programa Respeito à Vida. Os recursos somados são na ordem de R$ 4,2 milhões.
Importante ressaltar que as obras são de inteira responsabilidade do Governo do Estado e a Prefeitura somente fiscaliza o empreendimento.
Em outro convênio, o Programa Respeito à Vida já beneficiou algumas vias do município, entre elas, as Avenidas José Amador Galvão (Cidade Jardim) e Emiliano Campedelli (Casa Branca). Já pelo Programa de Recuperação de Estradas Vicinais (Novas Vicinais) foi contemplada a Avenida Avelino Alves dos Santos/Estrada dos Pássaros, vias que ligam o Travessão ao bairro Pegorelli.
O que é o Programa Respeito à Vida?
A mobilidade segura é uma das prioridades do Governo do Estado. Por esse motivo, o Programa Respeito à Vida foi criado para atuar na viabilização de ações com foco na redução de acidentes e fatalidades de trânsito.
Gerido pela Secretaria de Governo, envolve mais oito pastas da administração estadual: Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil e que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes fatais de trânsito nos 645 municípios do Estado. Em outra frente de atuação, o programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades da sociedade civil.
Para prevenir acidentes em vias urbanas, o Programa Respeito à Vida e Detran.SP promovem convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população.