Alunos do 4º ano da unidade escolar EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira visitaram na última semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba.
A atividade faz parte do Projeto Energia com Escolas, uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.
Os alunos foram recepcionados pelo gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, Igor Rosa, que falou sobre todo processo de exploração, desenvolvimento, produção, refino e distribuição até a utilização do petróleo e gás no cotidiano das famílias.
Conceitos como o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente também foram enfatizados durante as apresentações feitas pela equipe da Petrobras.
As crianças fizeram perguntas e puderam compreender um pouco mais sobre o processo industrial e também os diversos empregos gerados pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), proporcionando um olhar atento sobre diversas profissões. Nesta dinâmica, todos os alunos foram convidados a vestir macacões laranja e capacetes, famosos por serem alguns dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados pelos trabalhadores da Petrobras.
Ao final da visita, a brigada de incêndio realizou uma demonstração e os alunos fizeram um tour pela unidade, onde puderam ver de perto a área operacional. Mais três visitas estão programadas para acontecer durante o ano, conforme disponibilidade da agenda da UTGCA.
Cartilha Pedagógica
Todos os professores participantes do Projeto recebem a Cartilha Energia com Escola, um material que tem intuito de fornecer informações sobre as atividades da companhia e das unidades do estado de SP de forma didática e lúdica, como subsídio para trabalhar os temas em sala de aula.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o objetivo dos cadernos e das atividades de Educação Ambiental é valorizar a criança e o jovem como protagonista da transformação, estimulando o desenvolvimento do respeito ao meio ambiente e cidadania desde a infância. “O grande diferencial dos nossos cadernos é que eles trazem a realidade local para que as crianças possam criar relações diretas e desenvolver o sentimento de pertencimento”, disse.