O estudante Murilo Leandro Costa Silva, do 8º ano da EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira, do bairro Jardim Gaivotas, acaba de conquistar um título para a cidade de Caraguatatuba.
Ele, que tem 14 anos, ficou em 1º lugar na Jornada Brasileira de Foguetes, uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento.
A conquista ocorreu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e envolveu 120 pessoas (entre estudantes e professores) de todo o Brasil.
Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos pelos próprios alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Foram 37 equipes de até três alunos cada. Todos vão realizando seus lançamentos, que são feitos em dois dias. A maior distância alcançada pelo foguete é computada.
Murilo contou como surgiu a ideia de participar da competição. “No começo do ano passado eu e minha mãe fomos na Feira Literária e fomos chamados pelo Professor Chacal (Fabrício Jacob) para participar da construção de foguetes. Com ajuda da minha mãe comecei a construir o foguete. Passaram alguns meses após a construção, o professor me chamou novamente para lançar os foguetes e consegui um índice bom para estar no Rio de Janeiro. Resumindo, no começo foi sem querer que entrei, mas depois da classificação eu me dediquei e foquei muito com ajuda da minha família para buscar o melhor resultado”, disse.
Depois do protótipo pronto, foram finais de semana de muito teste e treinamento para lançar o foguete na praia do Indaiá antes da competição.
“Lá atrás quando me classifiquei cheguei a 100 metros, mas no Rio de Janeiro cheguei a 145 metros, o que me fez campeão. Dedico esse prêmio a minha mãe Renata Cristina, pois graças a ajuda dela eu consegui completar meu primeiro foguete que ajudou na classificação. Também dedico ao meu professor Fabrício Jacob (Chacal) por ter dado essa oportunidade e ter me orientado durante todo esse processo. A minha escola e a diretora Mariana que me apoiou e me incentivou muito. Agradeço também ao meu pai José Joaquim que estudou junto comigo para a construção do foguete e esteve comigo durante os treinamentos”, finaliza ele dizendo que futuramente pretende estudar Ciências da Computação.
Orgulho
Um dos grandes incentivadores dos alunos e, em especial, do estudante Murilo foi seu Professor de Ciências, Fabrício Jacob. “A Jornada de Foguetes é uma competição onde todos são vencedores, porque somente o fato de competirem entre escolas do Brasil inteiro – ao mesmo tempo em que fazem uma imersão em Astronomia e Astronáutica – já é uma vitória e recompensa. O Murilo ficou entre os melhores lançamentos do Brasil, digno de um campeão. Ele é um excelente aluno de ciências, muito aplicado, disciplinado e curioso. E sua família incentivou muitíssimo, o que fez toda a diferença. Ele criou seus foguetes e a base de lançamento a partir do que ensinei. Ou seja, ele foi além e de forma independente, pedido que eu sempre faço e espero dos meus alunos. Me deixou extremamente orgulhoso”, disse.
Para a diretora Mariana Cristina Nereu, a conquista de Murilo é motivo de muito orgulho para nossa comunidade escolar. “Isso mostra que estamos no caminho certo, despertando o interesse pela ciência e incentivando nossos alunos a desenvolver projetos. A dedicação deles e do professor alcançou um destaque nacional”, destacou.
Ao final, o professor Fabrício deixou um recado. “O segredo para gostar de Ciências é a significância, é o tornar real, trazer o mundo para a escola, como foi o caso do Murilo. Basta fazer isso e mais aventuras virão”, destacou ele, que possui um canal no Youtube em que ensina brincando aos seus alunos (https://youtube.com/@professorchacal).