O jornalista Regis Thiago teve sua HQ Canoa do Tempo lançada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba durante a comemoração dos 166 anos de Caraguatatuba. Com roteiro do jornalista, diagramação de Richard Lippi e capa/ilustração de Dias.
A publicação traz para os leitores, moradores ou turistas, a oportunidade de emergir em questões e cenas da cidade, apontando valores histórico, humano e turístico de Caraguatatuba. “Sempre tive uma preocupação em ajudar crianças e adultos a entenderem e terem curiosidade sobre a história da cidade de uma forma mais lúdica e fácil. E os quadrinhos me dão essa possibilidade”, explica Regis.
Na comemoração dos 166 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, essa história reforça nossa vocação como um povo “cortês e gentil caiçara” (trecho do Hino de Caraguatatuba, autoria Renato Navarro Magalhães).
Por meio da história em quadrinhos, a HQ, esse gênero literário e de narrativa gráfica tão presente desde cedo em nossas vidas, a publicação aponta a importância da preservação das belezas naturais, a força do povo para reinventar-se e a valorização do artesão local, representado em objetos como o chapéu do Mestre Joca do personagem Pedrinho, que traz suas roupas nas cores da bandeira da cidade, azul e branco, assim como seu remo, entalhe do artesão Jupyra.
Já o Bob, jornalista, um personagem em PB, como nos quadrinhos de antigamente, traz a utopia de querer viver em meio a um lugar bonito e preservado. O mexilhão nos lembra da potência de nossa Fazenda Marinha, a maior do estado de São Paulo.
“Que essa publicação dê oportunidade a todos de mergulhar nesse universo caiçara e que educadores possam utilizar-se dela para despertar nos pequenos o valor de nossa terra”, enfatiza o autor. Os exemplares serão distribuídos nas escolas de Caraguatatuba.