A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (10), a ampliação da vacina bivalente para pessoas acima de 12 anos com comorbidades. Todos deste grupo que receberam a última dose de reforço há pelo menos quatro meses podem se imunizar.
Algumas das comorbidades são: diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, insuficiência cardíaca, cardiopatia, entre outras. Para consultar o grupo completo, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/notas-tecnicas/2023/nota-tecnica-no-17-2023-cgici-dimu-svsa-ms/view.
Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, é importante que adultos e também pais e responsáveis levem seus filhos para se vacinar. “Entramos na época do ano onde há um aumento das síndromes respiratórias, por isso, a importância da prevenção”, disse.
A vacina bivalente é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
Além deste público, a imunização está liberada para idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde que atuam em Instituições de Longa Permanência (ILPI) de qualquer idade, pacientes imunossuprimidos, a partir de 12 anos de idade e grávidas e puérperas.
Podem se vacinar aqueles que tomaram as duas doses contra Covid-19 no esquema primário, incluindo alguma dose de reforço ou não, devendo ter a última dose com intervalo de quatro meses em idosos e dois meses para imunossuprimidos.
A Secretaria de Saúde esclarece que as vacinas contra gripe e bivalente podem ser aplicadas simultaneamente.
As vacinas são disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.