O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 745 procedimentos formalizados dos 1.592 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de março. Desse montante, 847 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
Os balanços do mês passado, fevereiro e de janeiro foram marcados por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Em março, o Procon formalizou 255 consultas simples; seis atendimentos preliminares; 229 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 37 finalizadas com acordos e 20 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 85 reclamações foram abertas com o retorno da CIP, três abertas sem o retorno da CIP, cinco atendidas e seis reclamações não atendidas; 78 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 21 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 20 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor se ausentou em 19 audiências conciliatórias das 100 marcadas pelo Procon em março.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 14 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2023 | |||||
Meses | Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas | Audiências
sem o fornecedor |
Janeiro | 694 | 1.213 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
61 | 20 |
Fevereiro | 610 | 1.128 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
65 | 45 |
Março | 745 | 1.592 | Financeiros
e internet fixa (serviços) |
100 | 19 |