Representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Urbanismo, Educação e da Defesa Civil da Prefeitura de Ubatuba fizeram uma visita técnica na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba (SMAAP) nesta semana.
Na ocasião, os servidores da cidade vizinha conheceram o processo de licenciamento ambiental da Prefeitura de Caraguatatuba, utilizado na aprovação ou reprovação de diversos empreendimentos, e debateram soluções para superar os desafios que afetam a população e o meio ambiente nas duas cidades.
Ao todo, 18 técnicos participaram do encontro, entre diretores de diversos setores das secretarias e os secretários de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano (Caraguatatuba), e Guilherme Penteado Adolpho (Ubatuba), e o adjunto João de Paula Ferreira (Caraguatatuba).
O dia foi marcado pela troca de experiências e ideias, com o objetivo de conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelas secretarias, identificação de pontos fortes e a adoção de soluções para superar os desafios que afetam a comunidade e o meio ambiente nas duas cidades, como as discordâncias entre diversos instrumentos de gestão do território e a desconexão da realidade local, presente em importantes dispositivos de outras instâncias, incluindo agentes que desconhecem as necessidades atuais de desenvolvimento dos municípios, como moradia, alimentação, saneamento, segurança, transporte, trabalho, educação, saúde, esporte, recreação, lazer, cultura, mobilidade, entre outros.
Houve conformidade nas avaliações de que essas situações podem ser superadas com maior eficiência se os municípios conseguirem exercer seu protagonismo no território, mantendo sempre o diálogo direto com a população, orientando e cooperando com os órgãos estaduais e federais, como o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH/LN), Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), GERCO (Gerenciamento Costeiro), Ministérios Públicos Estadual e Federal, entre outros.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Guilherme Penteado Adolpho, o evento realizado entre as duas cidades fortalece a troca de experiências. “A pauta principal foi sobre licenciamento ambiental, mas também tratamos de questões como gerenciamento costeiro e plano diretor. Agregar conhecimento é sempre importante para trazer melhorias para o município”, ressaltou Adolpho.
Para o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Leandro de Oliveira Caetano, essas iniciativas são fundamentais para identificar os principais desafios da região, com base no conhecimento e na experiência de quem vivencia diariamente as necessidades da comunidade, nos mais diversos segmentos da sociedade e economia local. “São atitudes que realmente agregam aos municípios, com base na realidade do território e da população, com o engajamento das equipes técnicas que verdadeiramente conhecem a nossa região. Iniciativas assim resultam em ações efetivas, que valorizam e fortalecem ainda mais as potencialidades das nossas cidades. Sabemos que o desenvolvimento social e o fortalecimento da economia local são as bases principais para promovermos a urbanidade, o meio ambiente com qualidade e a proteção dos recursos naturais, proporcionando as condições ideais para o crescimento sustentável dos municípios, com base na vocação natural do Litoral Norte, resultando em melhorias na qualidade de vida de toda a população e no fortalecimento das raízes e heranças culturais”, avaliou.