A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba completou no último sábado (20/5) 46 anos de existência.
Uma cerimônia foi realizada na sede da entidade para comemorar a data e diversas autoridades estiveram presentes, entre elas, a presidente da APAE, Lilian Barbosa Bendito Pereira, a supervisora da Secretaria de Educação, Daniela Lélis, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, o vereador Oswaldo Pimenta de Melo Neto (China), além de lideranças religiosas.
Uma apresentação dos alunos e usuários da APAE emocionou o público presente. Eles cantaram e interpretaram a música Girassol.
“Hoje é dia de muita festa e de orgulho da APAE de Caraguatatuba. Gostaria de agradecer a todos os parceiros e amigos, além do apoio que recebemos do poder público”, disse a presidente da APAE, Lilian Barbosa Bendito Pereira.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, destacou a parceria entre Prefeitura e APAE. “É uma parceria linda que rendem frutos maravilhosos. Recentemente inauguramos a Residência Inclusiva e a APAE nos apoia neste projeto, mostrando que aquelas Pessoas com Deficiência que não tem família também serão cuidados por anos”, explicou.
História
A APAE deu início a suas atividades em 16 de maio de 1977 por um grupo da sociedade local e teve como presidente de sua primeira diretoria Dona Fernandina Rosielo que presidiu a entidade até maio de 1978, quando então foi empossada pelo médico Dr. João José de Sá Filho.
O município de Caraguatatuba foi o primeiro no Estado a implantar uma legislação própria tornando obrigatório o apoio à educação especial.
Ao longo desses anos, a APAE continua desenvolvendo o que preconiza a sua missão: promoção e articulação de ações de defesa de direitos; prevenção; orientações; prestações de serviços; e apoio a família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A APAE atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento a partir dos 6 anos de idade, oferecendo programas socioeducacionais. Conta com equipe pedagógica especializada e multidisciplinar, atendendo 147 alunos e usuários com seus 74 funcionários