A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) faz uma série de palestras de prevenção aos acidentes de trânsito em diversas empresas de Caraguatatuba durante o mês de maio. A ação da Semop integra o Movimento Maio Amarelo que chama a atenção de vários segmentos da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo.
A equipe da Área de Educação no Trânsito debate o tema com os funcionários da Transcopa neste sábado (13/5), a partir das 8h, na sede da transportadora no Perequê-Mirim.
Na última terça-feira (9), o agente de trânsito e sociólogo, Luber Castigliola da Silva, responsável pelo setor de Educação de Trânsito, ensinou ética no trânsito aos funcionários das empresas Engelmig Energia (terceirizada da EDP) e EDP Bandeirante.
Além de apresentar regras, dicas de segurança e comportamentos adequados, o palestrante ressaltou a falha humana como uma das principais causas de acidentes automobilísticos, perfazendo 94% dos casos com mortes.
Oagente promoveu uma dinâmica em grupo com participantes em qual puderem compartilhar suas próprias experiências sobre acidentes no trânsito para análise das situações de perigo e como evitá-las. “Quem faz o trânsito somos todos nós e cada um tem o dever de fazer a sua parte bem feita”, destacou o agente de trânsito, Luber Castigliola da Silva.
Anualmente a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão promove a campanha Movimento Maio Amarelo para conscientizar os munícipes práticas e atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro e responsável.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fica na Rua Irmã São Francisco 83 – Caputera. O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3886-6080
Maio Amarelo
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 . A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.