A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba fará o plantio de 32 mudas de árvores nativas do Viveiro Municipal nos dias 23 e 26 de maio (terça-feira e sexta-feira), a partir das 9h, na EE Benedita Pinto Ferreira, no Casa Branca, e no Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Caraguatatuba, no Indaiá, respectivamente.
As ações marcam os Dias Internacional da Biodiversidade e da Mata Atlântica, comemorados em 22 e 27 de maio.
Na próxima terça-feira (23/5), às 9h, 20 mudas de árvores nativas serão plantadas na EE Benedita Pinto Ferreira, no bairro Casa Branca, em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio.
#PraTodosVerem: Dois homens fazem plantio de mudas em escola (Foto: Divulgação/PMC)
Técnicos da SMAAP e policiais militares ambientais vão plantar mais 12 mudas da flora brasileira na sexta-feira (26/5), às 9h, no Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Caraguatatuba, no Indaiá. A ação marca o Dia da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio.
No Viveiro Municipal, são cultivadas mudas de ipê amarelo, araçá, embaúba, uvaia, ipê roxo, aroeira, juçara, manacá, butiá, jerivá, ingá, grumixama, pitanga, entre outras. Escolas e grupos interessados em conhecer o Viveiro Municipal, podem agendar as visitas gratuitas na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br, das 9h às 16h30. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro.
O Viveiro Municipal de Caraguatatuba Pedro Gonçalves Leite está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500, no Jardim Itaúna (próximo ao kartódromo). O espaço funciona das 9h às 13h.
Biodiversidade e Mata Atlântica
O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992. A data tem o intuito conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica e de todos os ecossistemas.
Os termos diversidade biológica ou biodiversidade foram criados na década de 1980 para se referir ao número de espécies de seres vivos existentes no planeta, incluindo todos os vegetais, animais e microrganismos.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo instituiu, em 2008, a Lei 12.795, que celebra o Dia da Mata Atlântica. Este bioma é muito importante para o Brasil, pois abrange uma área de 1,1 milhões de km² que se entende por 17 estados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na época do descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica se estendia por todo o litoral, mas hoje existem somente dois grandes contínuos de vegetação nativa, na Serra do Mar entre o Paraná e Rio de Janeiro e na região de Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e Paraguai. Segundo dados da SOS Mata Atlântica, devido à urbanização e industrialização, restam apenas 12,4% da floresta original.