O Empreenda Já completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (09). O espaço foi criado para aproximar o atendimento aos micro e pequenos empresários e reunir diversos serviços em um único lugar, facilitando a rotina dos usuários.
O local abriga o Sebrae, o Banco do Povo e a Sala do Empreendedor, tornando menos burocrático o acesso aos atendimentos e serviços aos empreendedores, e com mais agilidade.
De lá pra cá, já foram 9.257 atendimentos, sendo 3.916 da Sala do Empreendedor, 2.831 do Sebrae e 2.510 do Banco do Povo.
Mais de 10 mil pessoas foram capacitadas em cursos de empreendedorismo, como Empreenda Rápido Online e nos cursos técnicos de Inclusão Produtiva em parceria com o Senai, ofertados às famílias atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Aproximadamente 9 mil alunos passaram pelo projeto Cultura Empreendedora em parceria com a Secretaria de Educação e 290 participantes no projeto Caraguatatuba Empreendedora, que teve como objetivo elevar a qualidade dos serviços e percepção do turista sobre o município, capacitando hotéis, quiosques, ambulantes e pescadores da comunidade tradicional da Cocanha.
Além disso, a Sala do Empreendedor possibilitou a formalização de 246 empreendedores (MEI) e 563 declarações de Imposto de Renda Simples.
O destaque foi para o recorde de liberações em linha de crédito do Banco do Povo que registrou R$ 2.194.093,33 emprestados e 152 contratos efetivados, sendo a maior produção histórica da unidade de Caraguatatuba.
Para o gestor do espaço, Cauê Rubio, a criação do Empreenda Já, possibilitou recorde de atendimento em todos os setores. “O empreendedor passou a receber orientação de todos os setores rapidamente, sem precisar se deslocar para outros locais”, explicou.
Serviços reunidos
A Sala do Empreendedor oferece suporte no processo de abertura de empresas, regularização, licenciamento e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). No espaço, é possível obter orientações gerais sobre licenças municipais, padrões sanitários, segurança e lei de zoneamento.
Já o Banco do Povo oferece a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, e R$ 21 mil no teto de liberações, além de créditos para investimentos comerciais, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
O Programa Consórcio Empreendedor Sebrae oferece articulação de políticas públicas regionais, atua em frentes paralelas de desenvolvimento, desburocratização, modernização e melhorias dos processos produtivos. São executados hoje, projetos com intensa atuação e comprometimento em toda a Prefeitura que, em breve, resultarão em soluções práticas para o munícipe.
Já o próprio Sebrae é conhecido por sua ampla ação de suporte aos empreendedores, com consultorias, qualificações e acompanhamento aprofundado para todos os portes empresariais. Seja nos primeiros passos de novos negócios, ou na especialização de grandes empresas, o Sebrae estará presente nos cases de sucesso.
Para o prefeito Aguilar Junior, idealizador do projeto, os números só comprovam o sucesso do serviço. “É um espaço que valoriza o empresário da cidade, com mais conforto e celeridade ao seu dia a dia. E investir nesse ramo é tornar nosso município mais desenvolvido e próspero para sempre atrair mais visitantes para cidade”, destacou.
O ‘Empreenda Já’ fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 233 – Centro (ao lado do Silvinha). O atendimento presencial é das 8h30 às 16h30; telefone: 3889-1410 e 3882-3854 (whatsapp).
Outra opção para moradores da região Sul é o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) que fica à Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), com horário de atendimento ao público das 8h às 14h. O telefone de atendimento é (12) 3882-6170.