A equipe de mídias sociais da Prefeitura de Caraguatatuba e os alunos do 8º ano da EMEF Profª Maria Aparecida De Carvalho (Cide Tinga) tiveram nesta terça-feira (16), uma tarde de bate-papo e troca de experiências na unidade escolar.
A escola de ensino integral promove no contraturno dos alunos atividades extracurriculares, como forma de agregar no aprendizado das crianças. Entre as atividades desenvolvidas está a produção do jornal escolar.
O grupo de alunos, responsável pelo jornal eletrônico no Instagram da escola, conversaram com os profissionais que produzem as mídias sociais da Prefeitura de Caraguatatuba.
A aluna Ana Beatriz, de 12 anos, do 8º ano, contou como foi a conversa. “Eu gostei muito! Todo mundo participou e vai agregar muito para nosso jornal. Foi muito legal! Aprendemos sobre rotina e planejamento, foi enriquecedor”, explica.
Robson Nascimento, diretor da escola, diz sobre a importância desse tipo de vivência para os alunos. “Enquanto escola é um divisor de águas. Sempre pensamos o que é melhor para as crianças, e o que pode agregar no futuro delas. A vinda da equipe de mídias foi de extrema importância tanto para os professores como para os alunos. Esse bate papo deu para as crianças um vislumbre de um possível futuro que eles podem seguir”, disse.
Os funcionários da Secretaria de Comunicação explicaram ponto a ponto a produção de postagem das redes sociais oficiais da administração municipal, desde planejamento de postagem, condução da equipe e ideias para as publicações. Além disso, responderam as dúvidas e perguntas dos alunos e professores presentes.
“É uma possibilidade de eles terem voz! A ideia do jornal é dar protagonismo para o aluno. O encontro mostrou para os pequenos a melhor for para eles terem voz. O foco do projeto e a vinda da equipe é ensinar como eles devem questionar o mundo e a realidade em volta, da melhor maneira possível”, explica Luís Rocha, professor mediador e responsável pelo projeto do jornal.
“É uma troca de experiência necessária. Além de ensinar e motivar as crianças, com uma equipe já acostumada com o dia a dia de produção de conteúdo, também é muito importante para os profissionais, que evidencia a importância de seus trabalhos”, salienta Rose Duarte, secretária de Comunicação Social.