O grupo foi lançado durante a 1ª Mostra de Processo Teatral, realizada no último dia 21
Como continuidade do processo formativo dos estudantes de artes cênicas das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), agora a cidade conta com o Núcleo de Teatro de Caraguatatuba (NTC), uma turma dedicada à pesquisa e aprofundamento na arte de representar.
O grupo foi lançado durante a 1ª Mostra de Processo Teatral, realizada no último dia 21 no Auditório Maristela de Oliveira, onde aprendizes da Ponte Seca, do Barranco Alto e do Sumaré apresentaram cenas curtas, performances e atividades que são fundamentais para a preparação de atores e atrizes.
A realização da mostra é parte do Projeto “O teatro e suas potencialidades”, que está sendo desenvolvido pelo artista orientador Henrique Cardim nas Oficinas Culturais. “É emocionante ver no mesmo palco estudantes de 6 anos e de 70 anos, interpretando, aprendendo, interagindo e trocando conhecimentos. Também é um marco para a história da cidade ver nascer o Núcleo Teatral como um espaço para que os artistas da cidade possam se reunir para aprofundar suas pesquisas e desenvolver criações cênicas”, explica Heron Carrillo, diretor de Cultura da Fundação.
O Núcleo de Teatro de Caraguatatuba é composto atualmente por 12 atores, que se reúnem no Polo Cultural do Sumaré às terças e sextas-feiras, das 19h às 21h. No palco durante a Mostra, também estiveram 25 estudantes das Oficinas Culturais de Teatro ministradas por Cardim. “É essencial para o desenvolvimento cultural que a comunidade acompanhe o processo de formação artística e ver a plateia lotada, com os familiares, amigos e apoiadores de todos os envolvidos só motiva que cada um se dedique mais ainda à arte”, destaca o artista orientador.
Para Vitória Bortoluzzi, que faz parte do NTC, receber o certificado da primeira formação do Núcleo, ainda mais entregue por artistas de Caraguá que tanto se dedicam às artes cênicas, só mostra que se está construindo um momento único na história do teatro da cidade. “Que o que se iniciou hoje possa ser aprimorado a cada dia, para que no futuro os jovens tenham como referência este grupo e possam ser acolhidos por ele para seguir aprendendo, produzindo e criando espetáculos teatrais”, ressalta.
“Vamos nos dedicar para pensar e produzir bons trabalhos teatrais. Somos atores e atrizes de Caraguá e sabemos do potencial da cidade para as artes cênicas. Olhar as crianças dos outros polos no palco junto conosco só nos dá mais foco para deixar um bom legado para eles”, completa Charles Henrique, que também integra o Núcleo.
O Núcleo como parte do processo formativo é fundamental para as políticas públicas de acesso à Cultura, fomentando nas artes cênicas o potencial de produção, pesquisa, criação, especialização, por meio da democratização de acesso para a revelação de novos talentos.
Mais informações sobre as Oficinas Culturais da Fundacc podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897.5660.