As inscrições para expor na 2ª edição do festival de fotografia “Retratos de Bertioga” foram prorrogadas e encerram neste domingo (2). Os interessados precisam postar no próprio Instagram uma foto registrada com celular e inserir a hastag específica para cada categoria: #bertiogaretrato; #bertiogameioambiente; e #bertiogacostumes. Confira abaixo a explicação sobre o que é cada uma das categorias.
A conta na rede social do participante precisa ser aberta e as fotos devem estar sem marca d’água ou assinaturas e os amantes de fotografia devem participar com a postagem de apenas uma foto. Nesta edição o evento enaltece as belezas, o povo e as tradições de Bertioga.
As imagens que serão expostas durante o evento, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, no Parque dos Tupiniquins, no Centro, vão ser selecionadas por profissionais da área. O resultado da seleção será divulgado nos canais oficiais da prefeitura, após o dia 5 de julho.
Sobre as categorias
Retrato
Na fotografia, um retrato é uma imagem que captura a aparência física de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. É uma representação visual que busca retratar a essência, personalidade e características únicas do sujeito fotografado. O Retrato se refere única e exclusivamente a imagem de uma ou mais pessoas.
Meio Ambiente
Em resumo Em resumo, a fotografia de meio ambiente tem como objetivo principal capturar e comunicar a beleza, a importância e as questões relacionadas ao meio ambiente, contribuindo para a conscientização e a preservação da natureza.
Costumes
A fotografia que retrata os aspectos culturais de uma região, e busca capturar os costumes, tradições, vestimentas, rituais, festividades, artesanato, arquitetura e outros elementos culturais peculiares de uma determinada localidade ou grupo étnico.
Mais informações sobre o evento
Além da exposição, o evento que é realizado pela Prefeitura de Bertioga, terá palestras, oficina, roda de conversa e saída fotográfica.
Confira a programação:
14/07/2023 – sexta-feira
Abertura da exposição às 18h, com a palestra sobre fotografia documental como ferramenta de desenvolvimento sócio ambiental, ministrada pelo fotógrafo com 27 livros publicados, Valdemir Cunha.
15/07/2023 – sábado
Das 10h às 13h oficina O Retratista, sobre o processo fotográfico histórico de Cianotipia, ministrada pelos professores, autores e fotógrafos Renan Nakano e Alex Gimenes. O método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível, é baseado em sais de ferro, em que reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis após exposição à luz solar.
Das 14h30 às 16h roda de conversa – Análise de mobgraFias vencedoras do Mobile Photo Festival 2023 (Rojas/mediador, Tom Leal e Letícia Trindade).
Das 16h30 às 18h30 – Palestra: A fotografia como essência. A trajetória de um fotógrafo, ministrada pelo vencedor do Prêmio Comunique-se na Categoria Profissional da Imagem, e autor fotográfico de 19 livros, Adriano Gambarini.
Das 19h às 21h – Palestra ministrada por Bob Wolfenson, fotógrafo que possui obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-Masp), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da Faap, no Itaú Cultural, entre outras coleções nacionais e internacionais. O profissional falará sobre história de momentos da própria carreira.
16/07/2023 – domingo
Das 8h às 12h – saída fotográfica monitorada.
Das 9h às 12h – oficina de Cianotipia.
Foto: Divulgação PMB