Os professores de Educação Física da Rede Municipal de Bertioga passaram por treinamento na modalidade Judô e Xondaro na última segunda-feira (19). A formação aconteceu em dois períodos, pela manhã e tarde no Paço Municipal. A ação faz parte do projeto Currículo Paulista e contou com a presença de 22 profissionais.
A ação pretende capacitá-los para as aulas que serão ministradas aos alunos. O professor e sensei Alexandre Lima foi o responsável por apresentar as técnicas e regras do judô. Já o professor indígena Denílson Karaí apresentou a luta tradicional Xondaro.
O Judô é uma arte marcial fundada em 1882 pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Considerado um dos esportes de combate, o judô ajuda a fortalecer a mente, o físico e o espírito de forma integrada e também contribui para a defesa pessoal.
Xondaro é uma técnica de luta utilizada pelos indígenas guaranis para defesa de seu território (tekoa). Ela também é uma dança, que se configura um ritual em defesa do sagrado.
As formações do “Currículo Paulista” acontecem durante o mês com cargas horárias de cinco horas semanais. As temáticas deste bimestre foram conhecimentos lutas e danças com enfoque na cultura brasileira, indígena e africana pelo sistema SET Brasil (Soluções Educacionais Transformadoras) da Editora Moderna.
A qualificação foi uma realização da Secretaria de Educação com o apoio da Guarda Municipal.
A próxima certificação será na próxima segunda-feira (26), com abordagem nas brincadeiras, jogos e faz de conta, com objetivo de contemplar a Educação Infantil.
Currículo Paulista
O Currículo Paulista tem por objetivo melhorar a qualidade da Educação Básica no Estado de São Paulo por orientações para a aprendizagem dos estudantes através da elaboração de Cadernos do Aluno e do Professor, os quais seguem as competências gerais discriminadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada em 20 de dezembro de 2017, bem como as orientações curriculares das redes de ensino públicas e privadas.