Aproximadamente 200 pessoas participaram da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, nesta quarta-feira (5), no Teatro Mario Covas, que discutiu sobre o tema ‘Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos’.
Participaram trabalhadores e usuários da assistência social, entidades sociais e autoridades do município.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Leda Maria Gourlat, destacou a importância da participação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que possibilitam um diálogo permanente entre o Poder Público e a Sociedade Civil. “Vamos juntos conferir e reconstruir o Suas que queremos”.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, todos os dias falamos na reconstrução do Suas, e as conferências são a oportunidade de ouvir a população e os trabalhadores com ideias que se materializem e virem propostas. “Seguimos diariamente nessa luta intransigente de reconstrução do Suas”, destacou.
O prefeito Aguilar Junior reforçou as últimas ações implantadas na área da assistência social, desde a segurança alimentar com o Banco de Alimentos, projetos voltados às mulheres vítimas de violência, república para jovens e o atendimento à população em situação de rua.
“Caraguá sai à frente em diversas ações e temos muito ainda a entregar, garantindo direitos das pessoas em vulnerabilidade social e ofertando ações para que a população tenham novas oportunidades. Temos muitos planos para o segundo semestre, reforçando sempre que temos um Suas forte, que acolhe, dialoga e pensa no futuro da população”.
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, os trabalhos seguiram com a palestra referente ao tema, com debate dos seguintes eixos: Financiamento; Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no Suas?; Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no Suas e Benefício e transferência de renda.
Após discussão em grupos, foram aprovadas 10 propostas para o município, cinco para o Estado e cinco para União. Também foram votados 16 delegados, entre titulares e suplentes que representarão Caraguatatuba na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, no mês de outubro em São Paulo.
O encontro foi realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Assistência Social.