O primeiro dia do 18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras atraiu diversos visitantes na noite desta quinta-feira (6), no Entreposto de Pesca do Porto Novo. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, autoridades municipais e dos protagonistas da festa, a comunidade pesqueira.
A presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), Ladisla Coelho, agradeceu à Prefeitura por todo reconhecimento e valorização da comunidade pesqueira, mantendo mais um ano, no local pertencido aos pescadores, o entreposto de pesca.
Na ocasião, Ladisla aproveitou para homenagear duas pessoas responsáveis pela idealização do evento: Maria Antônia da Silva Quirino e Ronan Carvalho da Silva Junior. “Sem os dois, o festival da Tainha não existiria. Parabéns pelos anos de dedicação, compromisso e respeito com essa grande festa”, homenageou.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, disse ser uma alegria imensa estar em mais um ano de festival da Tainha, fortalecendo a cultura caiçara e fomentando a riqueza natural que é o rio Juqueriquerê. “Festa recheada de saberes e sabores caiçara sendo prestigiada por moradores e turistas. Ótima festa a todos”.
Já o prefeito Aguilar Junior reforçou a parceria com os pescadores, sempre ouvindo suas solicitações e atendendo aos pedidos da comunidade, para cada vez mais investir na cultura caiçara e fortalecer suas raízes.
“É uma festa alinhada com turismo, cultura, meio ambiente e o desenvolvimento da nossa região, sempre pensando no futuro da população”, destacou.
O Festival conta com uma vasta programação musical, barracas típicas da gastronomia caiçara, artesanato e o passeio no rio Juqueriquerê, que custa a partir de R$ 15, com duração de 30 minutos.
O público poderá degustar pratos tradicionais como a tainha espalmada (aberta) e recheada, além de pastel de camarão, porção de cação e outras opções gastronômicas. Serão oito barracas de pratos salgados e duas de doces, além de artesãos e produtores de cambuci.
A programação segue nesta sexta-feira (7) com cinco atrações dos mais variados estilos musicais, a partir das 12h até 23h. Já no sábado (8), o sertanejo toma conta da grade musical, a partir das 12h até o encerramento do Festival. E para finalizar, no domingo, muito forró, das 12h às 19h30.
O Festival tem por objetivo fortalecer a cultura caiçara, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade. A expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias de festa.
As barracas, boxes e estandes funcionarão na sexta e sábado, das 11h às 22h e, no domingo (9), das 11h às 20h.
O evento é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), com apoio do Conselho de Turismo (Comtur).
Programação musical
7 de julho (sexta-feira)
12h – Carlinhos Gilbert
14h – Mirian Mendes
16h – Sinézio Libano
18h – Us Karas
20h – Samba 5
8 de julho (sábado)
12h – Zé da Viola e Washington Oliveira
14h – César Nanico
16h – Jaque Ferreira
18h – João Marcos e Vinícius
20h – Conexão Sertaneja
9 de julho (domingo)
12h – Paulinha Herus
14h – Everson e Maine
16h – Manauê
18h – Trio Praiano
18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras
Data: de 6 a 9 de julho
Local: Entreposto de Pesca do Porto Novo
Horário: espaços abertos na quinta-feira, das 18h às 22h, na sexta e sábado, das 11h às 22h e, no domingo, das 11h às 20h
Entrada: gratuita