O fim de semana na região sul foi marcado por boa gastronomia, programação musical variada e muita cultura local no 18º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras. Mais de 15 mil pessoas passaram pelo Entreposto de Pesca do Porto Novo.
Com objetivo fortalecer a cultura caiçara, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade, o festival gerou cerca de 110 empregos informais, por meio dos trabalhadores das 10 barracas típicas, além da estrutura de limpeza, segurança, elétrica, artesãos e ambulantes. O evento contou com 16 apresentações musicais que envolveram músicos e técnicos de som.
O público consumiu 5 toneladas de tainha, 267 kg de camarão, 140 kg de pescados diversos, 20 kg de camarão branco e 10 kg de lula, movimentando cerca de R$ 450 mil. O passeio do Rio Juqueriquerê atraiu mais de 350 visitantes.
Segundo a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), a festa teve um resultado positivo e todo investimento feito teve retorno, ultrapassando as expectativas.
A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis avalia o evento como mais um grande sucesso da gestão municipal. “Uma festa que movimentou a economia, valorizou a cultura caiçara, fortaleceu a comunidade pesqueira e mais uma vez em atendimento à comunidade foi realizada na beira do Rio Juqueriquerê que é o grande berço desse lindo e delicioso Festival”, disse.