O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entregou na manhã desta sexta-feira (30/6) novas armas para a Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
A cerimônia, realizada no Teatro Mário Covas, contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti e os 66 integrantes da GCM.
Foram entregues 90 armas Glock, modelo G45, calibre 9mm, fabricadas na Eslováquia. O investimento da Prefeitura foi de R$ 250 mil.
De acordo com o secretário de Mobilidade, o tipo de arma adquirido é o mesmo utilizado pela maioria das Forças Armadas em diversos países, assim como a Polícia Federal do Brasil, as Polícias Civil e Militar e as Guardas Municipais no país.
Giorgeti explica que esse tipo de arma, para a finalidade que tem, é o que há de melhor no mercado. “Trata-se de um equipamento de ponta”, completa.
Na avaliação do secretário, a GCM de Caraguatatuba, agora, está pronta para atender qualquer tipo de ocorrência dentro de suas atribuições. “A equipe está preparada para trabalhar com essas armas. Está forte, bem equipada e unida. Uma GCM para que a cidade de Caraguatatuba tenha orgulho”.
A inspetora da GCM, Sandra de Oliveira Celestino, durante a entrega, estava entusiasmada. “É um momento histórico ver toda a tropa bem equipada. Nosso trabalho visa mais segurança para a cidade e a arma é um equipamento essencial”.
Cada integrante da GCM recebeu das mãos do prefeito Aguilar Junior um estojo contendo a arma, três carregadores, um kit de limpeza e um manual de instruções para uso. Após a cerimônia, a tropa se dirigiu a um estande de tiros para testes nos equipamentos.
Aguilar Junior se mostrou satisfeito em entregar as armas no mesmo momento em que a GCM faz um balanço positivo de seis meses de atuação na cidade. “Os números são expressivos e apontam para uma melhoria significativa na segurança do município. Nossa segurança pública tem sido um diferencial e esse trabalho continuará, pois o importante é que a população esteja bem servida e segura”.
Balanço da GCM
Desde a implantação da GCM, os índices de criminalidade no município vêm caindo, de acordo com dados comparativos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Um balanço dos seis primeiros meses da atuação da GCM apontam que foram realizadas 808 abordagens nos diversos bairros da cidade, 270 flagrantes, 13 indivíduos presos, 12 veículo/motos recuperados, 253 ocorrências resolvidas no local, 715 multas emitidas, além das rondas diárias nas escolas e pontos turísticos.