|
Haverá distribuição de materiais educativos e ações de testagem da doença em alguns pontos das rodovias sob concessão |
São Paulo, 12 de julho de 2023 – A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de Paulo e as concessionárias de rodovias do Estado participam da campanha Julho Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da hepatite. Além de ações de comunicação, algumas concessionárias realizarão testagem da doença em pontos da malha concedida. Nesta quarta-feira (12), colaboradores da ARTESP puderam fazer os testes em ação realizada na sede da Agência, no Itaim Bibi, em São Paulo. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, além dos testes, irá realizar a distribuição de materiais educativos. “A parceria com a ARTESP é muito importante para trazer maior visibilidade e conscientização na divulgação das informações sobre as hepatites virais. As ferramentas que utilizamos juntamente com a agência resultam em uma população mais consciente e orientada a procurar o Sistema Único de Saúde (SUS), para a realização de testes rápidos e caso haja a necessidade, dar início ao tratamento da doença” comenta Giovanni Faria Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia – SBH. A doença A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por diversos fatores, incluindo vírus, uso excessivo de álcool, medicamentos e substâncias tóxicas. Os vírus hepatotrópicos mais comuns são os da hepatite A, B, C, D e E, sendo que as hepatites B e C são responsáveis por um grande número de casos crônicos e complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado. Estima-se que mais de 290 milhões de pessoas ao redor do mundo estejam infectadas cronicamente com hepatite B ou C. Prevenção A prevenção desempenha um papel crucial no combate à hepatite. Medidas simples, como a vacinação contra a hepatite B, o uso de preservativos durante as relações sexuais, a adoção de práticas seguras ao fazer tatuagens e ou colocar piercings, além do cuidado ao manusear objetos cortantes e evitar o compartilhamento de seringas, podem ajudar a reduzir a disseminação dos vírus hepatotrópicos. Além disso, é importante ressaltar a necessidade de rastreamento e testagem regulares, especialmente para pessoas que apresentam fatores de risco, como histórico de transfusões de sangue, uso de drogas injetáveis ou comportamentos de alto risco. A campanha também enfatiza a importância do acesso ao tratamento adequado para aqueles que têm a doença. O diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento podem evitar complicações graves e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. É fundamental garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde necessários, incluindo exames de detecção, aconselhamento, suporte e tratamento médico. Ações na ARTESP Nesta quarta-feira (12) os funcionários da ARTESP realizaram, de forma gratuita, a testagem para detectar a hepatite B e C. No local, também foram distribuídos folhetos com informações sobre a doença. As informações de conscientização serão intensificadas nas redes sociais com o objetivo de atingir diversos públicos. “A conscientização sobre a hepatite é essencial para combater essa doença globalmente. Estamos comprometidos em informar a população sobre os riscos, prevenção e tratamento, capacitando-as a tomar medidas para proteger sua saúde”, disse Milton Persoli, diretor geral da ARTESP. Concessionárias fazem testes Nesta sexta-feira (14), as concessionárias CCR AutoBAn e CCR ViaOeste fazem, com apoio de médicos e enfermeiros da SBH, ações de testagem para detectar a hepatite B e C abertas aos usuários das rodovias. A AutoBAn realiza a atividade durante o Programa Caminhos para Saúde, no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), em Jundiaí, entre 9h e 12h. Já a ViaOeste tem atividade programada para o km 57 da Rodovia Castello Branco (SP- 280), em São Roque, das 10h às 13h. Na próxima sexta-feira (21), são as concessionárias Ecovias e SPMar que terão atividades com testagem para as doenças, com apoio da SBH. A Ecovias programou a sua atividade para o km 40 da Rodovia Anchieta (SP-150), em São Bernardo do Campo, das 10h às 13h, e fará os testes de hepatite para usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e seus funcionários. No local também haverá a distribuição de folhetos informativos. No mesmo horário, a concessionária SPMar, aplicará os testes na Base SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) do km 102 do Rodoanel (SP-021) em Suzano. Sobre a ARTESP A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Sob sua gerência, estão 20 concessionárias, que atuam em 11,1 mil quilômetros de rodovias, o que representa mais de 40% da malha estadual, abrangendo 335 municípios. A Agência também fiscaliza o Transporte Intermunicipal de Passageiros, exceto nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, de Campinas, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. Dentre as ações, realiza auditoria de frota, garagem e instalações, ações fiscais na operação das linhas regulares, nos terminais rodoviários e nas rodovias. Além disso, a ARTESP é responsável pela regulação da concessão de 27 aeroportos regionais. |