O Festival do Camarão, que iniciou no último dia 18, segue até dia 30 com uma extensa programação, que inclui shows, artesanato, artes plásticas, além de atividades na Casa Caiçara e no Rancho montados no local, além de barracas com diversos quitutes. O evento é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro.
Segundo os artistas do Núcleo de Teatro de Caraguatatuba, o objetivo é evidenciar a importância de compartilhar e valorizar as histórias locais e a forma de transmissão de saberes, que passa de geração em geração. No palco irão contar histórias que ouviram ou leram durante a imersão que fizeram sobre cultura caiçara, com orientação artística de Henrique Cardim.
Em junho, os artistas do NTC participaram de atividade formativa no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), com visita monitorada sobre a história da cidade, apreciação do acervo de obras, é assistiram uma contação de história apresentada por Bidico, Henrique Cardim. Por meio desta ação, os membros do grupo que são caiçaras puderam fortalecer e despertar suas ancestralidade, e os que vieram para Caraguatatuba puderam se conectar mais e conhecer o território que vieram morar.
No palco neste final de semana estarão os artistas: Camila Costa, Fabiano Moura, Juliana Ono, Maria Eduarda Nogueira, Murilo Tamasia, Natan Carvalho, Vitória Bortoluzzi. “Agora irão transbordar para o público do festival um pouco desse processo de valorização da memória oral que estão trabalhando. Eu também estarei lá contando histórias e deixo o convite para todos irem prestigiar”, comenta o orientador artístico do grupo, Henrique Cardim.
O Núcleo de Teatro de Caraguatatuba é composto atualmente por 10 atores, que se reúnem no Polo Cultural do Sumaré às terças e sextas-feiras, das 19h às 21h.