Caraguatatuba conta a partir desta sexta-feira (14) com novo prédio hospitalar para atender urgência, emergência e especialidades na Casa de Saúde Stella Maris. A obra custeada pela Prefeitura de Caraguatatuba teve investimento de R$ 14 milhões.
Os leitos de urgência e emergência foram ampliados, antes eram seis e agora são 10, com retaguarda de mais 10 da sala de observação para avaliação de especialidades.
Além de ser um novo prédio com ampla instalação, moderno, confortável e que cumpre as legislações vigentes, possui sistema de iluminação por energia solar e conta com entrada específica e rampa que facilita o acesso das ambulâncias.
A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do vice-prefeito, José Ernesto Ghedin Servidei; do presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar; da presidente do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, madre Vilma Marlene de Andrade; da secretária geral do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, irmã Silvia Helena de Sousa, além de pastores, vereadores e secretários municipais, entidades de saúde e população.
O secretário de saúde, Gustavo Boher, destacou os investimentos feitos nos últimos sete anos pela Prefeitura de Caraguatatuba, como aumento das UPAs, das Unidades Básicas de Saúde, criação do Pró-Mulher, ala de psiquiatria, setor de oncologia do Hospital Regional e muito mais. “Uma gestão que se preocupa com a saúde e concentra esforços para cada vez mais oferecer o melhor à população”, disse.
Para a madre Vilma Marlene de Andrade, Caraguatatuba possui uma estrutura de saúde que vem sendo construída em muito tempo e ressalta que o novo prédio é resultado de um trabalho iniciado há alguns anos e enfrentado pela atual gestão da Prefeitura. “Devemos sempre oferecer o melhor para atender com respeito e dignidade as pessoas que vão precisar do serviço e reafirmo o compromisso em cada vez mais somar parcerias para atender com dignidade aqueles que mais precisam da saúde”, concluiu.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, a entrega do novo prédio da Casa de Saúde Stella Maris pode ser considerada a maior obra que deixa ao município, além do enrocamento do Rio Juqueriquerê. “Hoje Caraguatatuba tem potencial de saúde que poucas cidades têm, sendo uma referência para região. Minha gestão é pautada na política de enfrentamento e entregar essa obra depois de 20 anos de promessas é coroar todo investimento realizado até agora na área da saúde”, discursou.
O prefeito ainda acrescenta que a ampliação dos leitos torna a Casa de Saúde Stella Maris, o maior hospital do Litoral Norte, um prédio que acolhe e atende a população do município e das cidades vizinhas, uma referência a diversos atendimentos. “Mais uma promessa feita e cumprida para Caraguatatuba”, destacou.
A cerimônia ainda contou com a benção das autoridades religiosas realizadas pelo bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski e do presidente do Conselho de Pastores, pastor Edvaldo.
O Hospital
A ala de emergência do Stella Maris recebe atualmente entre 500 e 600 pacientes críticos, por mês, resgatados pelo SAMU e Corpo de Bombeiros e, entre 800 e 900 pacientes provenientes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Caraguatatuba para avaliação de especialistas e possível internação.
A Casa de Saúde Stella Maris realiza anualmente cerca de 8.500 internações, 27 mil exames laboratoriais, 5.200 cirurgias, mais de 2.000 partos, 14.400 consultas ambulatoriais, quase 40 mil exames diagnósticos e 16.800 atendimentos no pronto atendimento Maternidade.
Atualmente, disponibiliza 162 leitos para internação clínica e cirúrgica, além de 10 leitos de UTI Adulto e 11 leitos de UTI neonatal.
A instituição, que é referência em Maternidade de Alto Risco e UTI Neonatal no Litoral Norte, bem como em traumato-ortopedia (atendimento a pacientes acidentados) e Cirurgia Geral, atende pacientes do SUS, de convênios e particulares.