Para normalizar e reduzir a fila de espera de consultas oftalmológicas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no último sábado (1º/7) um mutirão de mapeamento de retina, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Durante o mês de julho serão realizados cinco mutirões, todos os sábados, das 7h às 17h e prevê atender 800 pacientes, diminuindo em até 95% da demanda atual. Neste primeiro dia, foram agendadas 162 pessoas e 107 compareceram.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, reforça aos pacientes agendados que compareçam ao dia do exame ou avisem com antecedência o não comparecimento, para que a equipe tenha tempo hábil de remarcar uma nova data do mutirão.
O exame de mapeamento de retina é feito usando lentes especiais após a dilatação das pupilas com colírios. É indicado para avaliar o vítreo, a retina e o nervo óptico, podendo detectar alterações na parte interna do olho, como descolamentos de retina, hemorragias vítreas, degeneração macular relacionada à idade e oclusões vasculares.
“O mapeamento também detecta alterações relacionadas a outras doenças como diabetes e hipertensão arterial, que podem passar despercebidas em uma consulta oftalmológica de rotina, por isso a importância na realização deste exame com profissional especializado”, explica o médico oftalmologista, especialista em retina e vítreo, Dr. Israel Emiliano Pacheco.
Segundo a Secretaria de Saúde, o exame é feito de forma resolutiva e caso o profissional avalie qualquer alteração, o paciente sairá com os encaminhamentos necessários para seguir no tratamento