A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou o processo de remodelação de dois convênios que são mantidos hoje para atendimentos de crianças em creches no bairro do Tinga.
Os convênios são executados com a Creche Meimei e a Associação de Amparo e Proteção às Crianças e Adolescentes, esta última que administra a Creche Santo Antônio. Os repasses mensais são, respectivamente, na ordem de R$ 69 mil e R$ 101 mil.
A remodelação se faz necessária por conta da estagnação da demanda de crianças no bairro Tinga, pois no local já existem duas escolas já administradas pelo município: CEI Professora Telma do Amarante Veiga, inaugurado em 2010, com capacidade para 151 crianças, sendo 12 vagas disponíveis; e o CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, inaugurado em 2013, com capacidade para 410 crianças e com 57 vagas disponíveis.
Segundo a Secretaria de Educação, as unidades escolares já atendiam boa parte das necessidades da região. Com as obras do Contorno, houve uma diminuição populacional no bairro pela desapropriação de residências e migração de moradores para outras regiões da cidade.
Com isso, surgiu a necessidade de se criar vagas em outros bairros, onde há fila de espera e a Secretaria de Educação, em setembro do ano passado, propôs às administradoras das creches conveniadas que abrissem essas vagas em dois locais onde há necessidades urgentes voltadas às crianças bem pequenas, ou seja, de zero a 3 anos.
Retorno
Por conta da necessidade do município, a Creche Meimei prontamente atendeu a solicitação para que o convênio fosse mantido e está adaptando um espaço no Morro do Algodão para atender 78 alunos ainda neste ano. Hoje, a Meimei atende 44 crianças de Berçário II (1 a 2 anos), enquanto no bairro Morro do Algodão serão atendidas 78 crianças do Berçário II, Maternal I e II (1 a 3 anos).
Já a Creche Santo Antônio ainda não definiu a sua estratégia de transferência de local e, consequentemente, a manutenção do seu convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba. Hoje, a creche atende 66 crianças que ficarão até o final do presente ano letivo. Destas, 22 já iriam para outra unidade escolar por causa da mudança da etapa cursada para a 1ª Fase. As demais irão para o CEI/EMEI Professora Maria Elma Mansano, que possui vaga para tal e fica há uma distância aproximada de 800 metros.
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba ressalta que as crianças não terão prejuízos, uma vez que suas matrículas já estão asseguradas em unidades escolares já existentes nos bairros.