Consenso como parte fundamental para o desenvolvimento de um bom aprendizado, a alimentação escolar é prevista na legislação brasileira (Lei Federal 11.947/2009) e integra as políticas públicas de secretarias municipais de todo o Brasil. Pensando dessa forma a Secretaria de Educação de Bertioga recebeu na manhã desta quarta-feira, 5, a visita da secretária adjunta da Pasta de São Vicente, Denise Barbosa, em encontro pautado pela troca de informações administrativas e operacionais.
As duas cidades integram a mesma região metropolitana, a da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, mas enquanto Bertioga tem os alimentos distribuídos de forma terceirizada e conta com um setor próprio de nutrição no mesmo prédio da secretaria, São Vicente faz a distribuição em um sistema de autogestão e o setor ocupa um prédio fora da secretaria.
A dinâmica bertioguense é vista com bons olhos pela secretária adjunta de São Vicente, que pretende adotar algumas das práticas naquela que é a 1ª cidade do Brasil.
“Bertioga tem sido sempre generosa conosco e nossas reuniões vem sendo muito produtivas. Hoje vim conhecer as dinâmicas do setor de nutrição e a nossa expectativa é que até o ano que vem São Vicente tenha a nutrição funcionando no mesmo espaço que a secretaria, o que torna as tramitações mais práticas e diretas”, disse Denise.
O titular da Pasta de Bertioga, Rubens Mandetta, valorizou a visita e retribuiu os elogios. “Recentemente estivemos em São Vicente para entender um pouco como eles tratam educação especial e licitações. Nós estamos sempre trocando informações e essa relação tem sido bem proveitosas para ambas as cidades”, finalizou.
Educação em Bertioga
A rede municipal de Bertioga é formada por 30 unidades de ensino com um total aproximado de 10 mil alunos matriculados na pré-escola e fase I do Ensino Fundamental. Além da alimentação destes alunos, o setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação é responsável também pela alimentação de outros 7 mil alunos da fase II do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 7 escolas estaduais.