A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu na tarde de quarta-feira (05/07) o encerramento do Programa Trânsito Consciente, na EMEF Luiz Silvar do Prado, no CIDE Casa Branca, que foi realizado dos dias 3 e 4 de julho.
A ação é realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em parceria com o setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação.
O Programa Trânsito Consciente faz parte do Programa Trânsito Legal, voltado para turmas do Ensino Fundamental II. O objetivo de estender o programa é levar para todas as faixas etárias os ensinamentos sobre segurança no trânsito.
O tema desenvolvido pelo agente de trânsito Luber Castigliola da Silva junto aos alunos foi “Ética e segurança no trânsito”. Participaram do evento 180 crianças. O encerramento contou com a apresentação da Bateria Mirim Unidos do Casa Branca e da BANLUSC, ambas formadas for alunos da Unidade Escolar.
Castigliola explica que o projeto visa alcançar o maior número possível de alunos que conheçam as regras e tenham consciência de como se comportar adequadamente no trânsito em suas diversas situações, ou seja, ao andar a pé, de bicicleta ou sendo transportados como passageiros.
Para o agente “um trânsito cada vez mais seguro e com menos sinistros, depende não só das boas condições das vias, mas, principalmente, das atitudes de cada um”.
Até o final do ano, o Programa Trânsito Legal atenderá todos os 4° anos, de todas as escolas municipais de Caraguá do ensino fundamental I. Contando com três palestras para cada uma das turma de cada escola, além da blitz educativa, atividades de escrita, desenho, formatura e a SP-Mirim (atividade em conjunto com a Polícia Rodoviária).
Já o Programa Trânsito Consciente, foi iniciado na EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martin de Sá), em junho, com palestras com todos os 7°anos (A, B, C, D e E) e 6°anos.