Nesta sexta-feira (14) inicia a 2ª edição do festival de fotografia “Retratos de Bertioga”. A programação com exposição de fotos, oficinas e palestras com profissionais renomados acontece até domingo (16) dentro do Parque dos Tupiniquins, no Centro. O evento é gratuito e aberto a todos, principalmente aos amantes da natureza e da fotografia.
A abertura da exposição está marcada para as 18h de sexta-feira (14). Neste horário também acontece uma palestra sobre fotografia documental como ferramenta de desenvolvimento socioambiental, ministrada pelo fotógrafo com 27 livros publicados, Valdemir Cunha.
No sábado (15) das 10h às 13h os professores, autores e fotógrafos Renan Nakano e Alex Gimenes ministrarão a oficina O Retratista. Os participantes vão aprender sobre o processo fotográfico histórico de Cianotipia. O método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível é baseado em sais de ferro, em que reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis após exposição à luz solar.
Das 14h30 às 16h acontecerá uma roda de conversa. No encontro os mediadores Tom Leal e Letícia Trindade vão analisar as fotografias vencedoras do Mobile Photo Festival 2023, o maior festival latino-americano de Mobgrafias (arte fotográfica e demais conteúdos visuais captados, editados e compartilhados em plataformas móveis, como celulares e tablets). Este evento aconteceu entre maio e junho no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).
Das 16h30 às 18h30 será realizada a palestra: A fotografia como essência: A trajetória de um fotógrafo. A apresentação do tema será feita pelo vencedor do Prêmio Comunique-se na Categoria Profissional da Imagem, e autor fotográfico de 19 livros, Adriano Gambarini.
Ainda no sábado, um dos melhores fotógrafos da América Latina, Bob Wolfenson, ministrará uma palestra sobre a própria história, citando os momentos da carreira. O profissional possui obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-Masp), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da Faap, no Itaú Cultural, entre outras coleções nacionais e internacionais.
No domingo os participantes poderão colocar os ensinamentos em prática. Das 8h às 12h haverá uma saída fotográfica monitorada. Também acontecerá mais uma oficina de Cianotipia, das 9h às 12h.
Foto: Divulgação PMB