Continuam abertas as últimas vagas para os interessados que queiram se inscrever no Fórum em Comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será realizado no dia 20 de julho, a partir das 8h, no Teatro Mário Covas.
Para se inscrever, basta preencher o formulário no link https://www.sympla.com.br/evento/forum-em-comemoracao-aos-33-anos-do-eca/2041289 . As vagas são gratuitas.
A programação prevê uma abertura oficial com as autoridades e duas palestras com renomados profissionais para explanação sobre o ECA e o Trabalho da Rede de Proteção.
A primeira ocorre às 8h30 e será proferida pelo Dr. Murillo José Digiácomo com o tema “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”. Na oportunidade ele falará da obrigação e a importância do reconhecimento dos papéis, ações planejadas e principalmente acertivas para que a violência e negligência seja sanada.
No período da tarde, às 14h15, ocorre a palestra com o Dr. Fausto Junqueira de Paula com o tema “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”. Ele falará, entre outros assuntos, do trabalho da Rede de Proteção frente ao ECA, a importância dos conselhos e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.
Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cíntia Alves, o Fórum será uma oportunidade única na região. “Nada melhor que comemorarmos os 33 anos do ECA tendo a presença de dois nomes de gabarito abrilhantando nosso fórum. Não perca a oportunidade, pois as vagas são limitadas”, disse.
A data
Oficialmente, os 33 anos do ECA é comemorado hoje e são muitas as garantias que precisam ser reafirmadas nesse dia: a vida deste a gestação; a obrigatoriedade de priorizar e promover a saúde em todos os aspectos; o direito à liberdade, a dignidade e o respeito; o direito de crescer e viver em uma família, que zele e proteja e ainda o direito de afastar de seu convívio quem não o protege; o direito de conviver e crescer em comunidade; o direito à alimentação adequada; o direito à educação de qualidade e todos os meios necessários para aprender; o direito de brincar, escolher e de falar; e o direito de se profissionalizar e aprender um ofício, trabalhar e evoluir de forma acompanhada até a vida adulta.
Se minimamente a sociedade e o poder público entenderem estes direitos e zelar pelo seu fiel cumprimento talvez possamos começar a pensar em uma sociedade melhor. O entendimento do papel de todos nessa missão de garantir é fundamental se desejamos uma sociedade melhor.
A nossa ‘briga’ não deve ser para entender a quem cabe e sim como faremos. Temos muito ainda para fazer, principalmente em reafirmar a importância do ECA na garantia de direitos tão fundamentais. Celebremos os 33 anos com foco em fortalecer sempre. Viva o ECA!”, ressalta a presidente do CMDCA de Caraguatatuba, Cintia Alves.
Confira a programação completa do Fórum:
8h: Abertura
8h15: Apresentação Cultural com alunos da Casa Beija Flor
8h30: Palestra com Dr. Murillo José Digiácomo – Tema: “Atendimento a Criança e ao Adolescente – Prioridade Absoluta”
12h: Almoço
14h: Retorno e acolhida
14h15: Palestra com Dr. Fausto Junqueira de Paula – Tema: “O sistema de Garantia de Direitos e o Compromisso com as futuras gerações”
17h: Encerramento