Cerca de 300 usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) participaram do aulão solidário, na sexta-feira (25).
O evento teve início com a palestra sobre “A importância da alimentação e a prática de atividades físicas”, conduzida pela professora de Educação Física, Thaís Delfino, e a estudante de Nutrição, Bárbara Magalhães Romanelli.
A educadora física ressaltou a importância da alimentação antes e depois de qualquer exercício (natação, hidroginástica, musculação, dança, etc.). “Muito importante consumir carboidratos, antes dos treinos, para que a pessoa tenha energia para se exercitar. Muito importante também tomar água antes, durante e depois das atividades”, destacou.
Coube à futura nutricionista explicar o que são carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas, que são macronutrientes presentes nos alimentos que fornecem calorias e energia para o organismo.
“O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo humano. São encontrados no arroz, feijão, lentilha, batata, entre outros alimentos. As carnes são fonte de proteína juntamente com ovos e queijos. As gorduras boas, encontramos no abate, nozes, castanhas, azeite, azeitonas, por exemplo. Também são importantes as vitaminas e sais minerais, presentes nas diversas frutas, vegetais, grãos, cereais, leguminosas, carne, frango, peixes, leite e derivados”, disse Bárbara.
A estudante de Nutrição sanou várias dúvidas dos participantes sobre o que comer no café da manhã, antes dos exercícios, sobre dieta para diabéticos, suplementação, entre outras questões levantadas.
“Cada indivíduo é único e deve ter uma dieta própria. O ideal é que cada pessoa passe por um nutricionista para avaliação e orientação correta da dieta. Inclusive, se há a necessidade ou não de ingestão de suplementos como whey protein, vitaminas e minerais”, afirmou.
Frequentador das aulas de dança sênior e musculação no Ciapi, Marcelo Miranda, 80 anos, disse que é a prova viva que a dupla alimentação e atividade física são imprescindíveis. “Cheguei até aqui, me alimentando muito bem e praticando exercícios. Não consumo bebida alcoólica, não fumo e não bebo refrigerantes”, contou.
Sua colega Delizete Moreira da Silva, 73 anos, também é exemplo para os demais. Desde que passou a frequentar o Ciapi, participando das aulas de musculação e balance, perdeu 20 quilos.
“Estava pesando 90 quilos e agora estou com 70 quilos. Graças ao professor de musculação José Roberto (da Siva) e de balance, Nestor (Prado), consegui emagrecer. Também como muitas de verduras e legumes e isso ajudou na dieta”, declarou.
Após a palestra foi realizado um aulão com alongamento, funcional, balance e ritmos, conduzido pelos professores educadores físicos que atuam no Ciapi. E para encerrar houve um lanche solidário com comidas e bebidas não alcoólicas levadas pelos participantes.
CIAPI
O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.
O Ciapi oferece as seguintes atividades: inclusão digital e tecnologia, violão, academia, fisioterapia para pessoas que passaram por Acidente Vascular Encefálico (AVE), pilates, alongamento, grupo Ativa a Mente (estimulação cognitiva), tai chi chuan, hidroginástica, natação, bocha, dança de salão, oficina de artes e pintura, alongamento com fisioterapeuta, balance, jogos de bilhar e dominó), bocha adaptada, culinária, fortalecimento muscular, ritmos, vôlei adaptado, grupo Bem Viver de terapia ocupacional), ginástica funcional, oficina de Libras, ioga, canto terapia (coral), alfabetização, orientação e mobilidade, musicoterapia.
Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas. Ciapi, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.